Automóveis - 02/03/2017 | Por:

Huawei, Vodafone e Audi demonstram experiência com carro conectado


Tecnologia é capaz de alertar os condutores sobre quando um pedestre atravessa a rua

No Mobile World Congress 2017, Huawei, em parceria com Vodafone e Audi, demonstrou pela primeira vez na Europa o uso da tecnologia celular para conectar carros entre si, com pessoas e infraestrutura viária, melhorando a segurança e fornecendo uma melhor experiência de condução. Usando uma nova tecnologia chamada Cellular V2X (C-V2X), a demonstração foi realizada na pista de corrida do Circuito de Barcelona-Catalunha.

Como parte da evolução da 4G rumo à 5G, a nova tecnologia C-V2X habilita a rápida troca de informações entre veículos, outros usuários na estrada e infraestrutura, trazendo uma transformação para a condução e segurança do veículo, o gerenciamento do tráfego e a eficiência viária. Os convidados da demonstração tornaram-se passageiros de um veículo Audi, equipado com a tecnologia C-V2X. O motorista do carro demonstrou quatro cenários de como os veículos conectados podem melhorar a condução.

·         Os carros conectados transmitem vídeos de um veículo a sua frente. Isto pode ajudar o condutor em situações que necessitam de mais visibilidade como, por exemplo, obstáculos na pista e próximas saídas nas estradas.

·         O motorista é alertado se um semáforo estiver prestes a mudar de cor, permitindo que a melhor previsão de quando reduzir a velocidade.

·         A conectividade móvel é capaz de alertar os condutores sobre quando um pedestre atravessa a rua - mesmo antes que ele fique visível para os sensores ou o motorista.

·         Um algoritmo determina se há o risco de outros veículos conectados brecarem subitamente ou mudarem de faixa.

A demonstração também exibiu como a comunicação direta entre veículos baseados na C-V2X pode fornecer a base para futuras melhorias rumo à condução autônoma.

Luke Ibbetson, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento e Estratégia Tecnológica do Vodafone Group, disse: “A C-V2X será um componente central para os veículos conectados e autônomos, já que habilita a melhor antecipação e negociação dos riscos na estrada. Este é um exemplo de como a Vodafone está evoluindo as nossas rápidas e confiáveis redes no caminho para a 5G”.

Edward Deng, Presidente da Linha de Produtos de Rede Wireless da Huawei, disse: “O transporte inteligente será um dos principais cenários do futuro sistema de comunicação móvel. Com a nossa longa história de inovação conjunta com a Vodafone, a Huawei está satisfeita em ser pioneira no desenvolvimento da solução C-V2X para atender as necessidades dos sistemas de transporte inteligente, além de pavimentar um Mundo Melhor Conectado”.

O MWC acontece entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em Barcelona, na Espanha. A Huawei está demonstrando seus produtos e soluções no estande 1J50 na Fira Gran Via, Saguão 1; no estande 3I30, no saguão 3 e no Innovation City zone, no saguão 4.