Evento - 28/03/2017 | Por:

Plástico Brasil apresenta novidades de 400 grandes marcas


Começa nesta segunda-feira, dia 20 e vai até o dia 24 (sexta-feira), a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Primeiro evento do setor no ano, a feira apresenta em primeira mão lançamentos, avanços tecnológicos e tendências globais das grandes marcas dos segmentos de instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, matérias primas, reciclagem e outros.

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil segue a tendência mundial de feiras promovidas pelas entidades representativas, visando ao desenvolvimento do setor, melhoria das empresas e fomento dos negócios.

Recicla Plástico Brasil

A Plástico Brasil terá uma ação inédita de educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização. O projeto Recicla Plástico Brasil conta com o apoio institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, e vai mostrar o ciclo de vida dos plásticos e como ele participa do dia a dia das pessoas.

Destaca também a coleta seletiva dos plásticos, usando o estande como modelo para simular a coleta seletiva de uma cidade, formatada com a responsabilidade compartilhada entre prefeitura, sociedade civil, indústria e varejo, nos moldes da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estande: O estande do Recicla Plástico Brasil valoriza as aplicações dos plásticos nos diversos setores da sociedade e simula ambientes como cozinha, sala, área para lazer e brinquedos, e uma área médica. Haverá também um espaço dedicado exclusivamente ao EPS (isopor), em que será demonstrado como se retira o ar do material para reduzir seu volume e facilitar a reciclagem.

Linha de reciclagem e transformação: o espaço vai abrigar uma linha de reciclagem e transformação do plástico funcionando ao vivo dentro da feira. Os resíduos gerados no evento serão selecionados, tratados, moídos e transformados em novos produtos reciclados.

Bicicletas de plástico reciclado: a Muzzicycles, fabricante de bicicletas com quadro feito de plástico, vai demonstrar em seu estande o processo de montagem, os diferentes modelos de quadros e as bicicletas prontas. Uma delas fica exposta no estande do Recicla Plástico Brasil.

Reciclagem de credenciais: as credencias dos visitantes da feira, confeccionadas em plástico, serão coletadas em máquinas de papa-cartão no pavilhão e destinadas à reciclagem, viabilizando a fabricação de porta copos, placas de sinalização, caixas e outros objetos.

Projeto Tampinha Legal: Tem como objetivo incentivar coleta de tampas plásticas de garrafa para que sejam reutilizadas e recicladas. O material reciclado será recolhido e vai viabilizar a produção de mobiliários adaptados para crianças com disfunção neuromotora.

Workshops: O Recicla Plástico Brasil conta também com a promoção de conteúdo e conhecimento, com a realização do Workshop de Sustentabilidade e Workshop “Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças com Disfunção Neuromotora”.

Lançamentos

A Plástico Brasil apresenta as mais novas soluções e tecnologia nos segmentos de Matérias Primas e Resinas, Chillers, Injetoras e outras máquinas, Porta moldes e fornecedores dos fabricantes de moldes, Automação Industrial e Robótica, Equipamentos, Acessórios e Componentes. Alguns destaques:

Redução de Energia

Fabricantes de máquinas e equipamentos apresentam suas soluções que têm, entre seus diferenciais, o aumento da produtividade e o baixo consumo energético:

Romi: Além do baixo nível de consumo energético e de ruído, as injetoras, sopradoras e centros de usinagem da marca garantem excelente performance e confiabilidade, graças ao novo comando de operação desenvolvido com altíssima capacidade de processamento, interface gráfica multitouch full HD e conectividade, podendo ser acessado remotamente via browser, tablets ou smartphones.

ARBUG: Sua máquina voltada para o segmento de embalagens tem como principais características a alta capacidade de produção, redução dos tempos de ciclo, otimização energética, rentabilidade e injeção de alta performance. Outro modelo, para aplicação na injeção de peças técnicas de alto comprometimento dimensional, tem como diferenciais a rapidez, redução de ruídos e de emissões, precisão, eficiência energética e inovadora tecnologia de acionamento.

Pavan Zanetti: Apresenta a primeira máquina sopradora híbrida desenvolvida e fabricada no Brasil. O acionamento por meio de motores elétricos e inversor possibilita redução no consumo energético na casa dos 6% em média e do nível de ruído, menor troca de calor com o óleo (com redução na energia da torre de resfriamento), menor custo do óleo hidráulico na aquisição e no descarte, ambiente mais limpo e aumento de produtividade.

Polimáquinas: Máquinas para diferentes tipos de embalagem proporcionam alta produtividade, redução do consumo de energia e maior durabilidade.

Tsong Cherng: Injetoras de plásticos com fechamento de 60 toneladas a 2.300 toneladas, injetoras customizadas com alta performance e máxima economia de energia.

Wittmann Battenfeld: Apresenta um sistema de integração e supervisão completa de todos os periféricos da máquina, e a nova máquina elétrica para injeção de peças técnicas e medicinais, também equipada com o sistema de integração dos periféricos.

EMTSA: Entre as muitas vantagens do seu Sistema Contínuo de Compressão – composto pela Unidade de Plastificação e Extrusão e Unidade de Compressão – estão menor consumo de energia, ausência de ponto de injeção, maior vida útil dos moldes e melhor retorno sobre o investimento.

Robótica

Stäubli: vai expor duas divisões, Connectors e Robotics, cada uma exibindo produtos e soluções em funcionamento. A empresa aproveita a participação para lançar no Brasil duas linhas de engates rápidos e fará apresentação de um molde real totalmente equipado com seus principais produtos.

No espaço reservado à divisão Robotics, a empresa vai apresentar uma célula robotizada com uma solução “ready to plug“ para conduzir toda a gama de robôs de quatro e seis eixos, utilizando controladores industriais genéricos multieixos. Perfeitamente adaptada para aplicações de fabricantes de máquinas, economiza tempo, custos e recursos.

Sepro Group: O destaque de sua participação é o robô Strong 50, projetado para máquinas injetoras de até 1.600 toneladas de força de fechamento, e que vai manipular componentes automotivos durante a feira. Diferente dos punhos pneumáticos, os quais podem se mover somente em um arco contínuo de 0° a 90° ou de 0° a 180°, os pulsos 5X da Sepro podem se mover de 0 a 180° e de 0 a 270° ou qualquer parte destas rotações com precisão absoluta.

Reciclagem

Wortex Máquinas: fabricante de equipamentos para a indústria plástica destaca a segunda geração das linhas Challenger Recycler e Compounder, que oferecem melhor ganho de produtividade e de performance.

A Challenger Recycler Geração II tem capacidade de processar até 20% de material rígido no material flexível ou processar 100% de material rígido ou aglutinado. A Geração II apresenta avanços na degasagem de materiais altamente impressos com um sistema opcional de dupla filtragem para materiais com maiores níveis de contaminação.

A Challenger Compounder Geração II é direcionada para as indústrias que precisam desenvolver e compor suas próprias blendas, aditivar cargas minerais e peletizar materiais provenientes de sopro, injeção, termoformagem e outros.

A Wortex também vai mostrar na feira uma nova linha de moinhos, inédita na sua concepção, podendo ser operada a seco ou com água, aliada a um sistema de ajustes de facas em dispositivo que fica localizado fora do equipamento, e agiliza e traz mais segurança para o operador.

Seminários, Workshops e Palestras

Como parte de seu posicionamento estratégico para o desenvolvimento comercial, tecnológico e profissional do setor, a Plástico Brasil desenvolveu uma programação com 60 horas de conteúdo:

o   Seminário Internacional Plástico Brasil – Rumo à Indústria 4.0: Organizado pela ABIMAQ e VDMA (associação que representa os fabricantes de máquinas na Alemanha), reúne palestras apresentadas por especialistas nacionais e internacionais da VDMA. Dia 20, das 13h às 17h30.

o   Seminário “Eficiência Energética Como Diferencial Competitivo”: Organizado pela ABIMAQ, apresenta as soluções mais atuais para redução dos custos operacionais das indústrias e uso racional dos recursos naturais. Dia 23, das 13h30 às 17h10.

o   PETtalk – Conferência Internacional da Indústria do PET: Realizado pela ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET, o encontro apresenta novas tecnologias, cenários e temas atuais da indústria do PET. Dia 21, das 8h às 17h, e dia 22, das 8h às 14h.

o   Workshop “Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças com Disfunção Neuromotora”: Promovido pela Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC como parte integrante do projeto Recicla Plástico Brasil, ensina profissionais da área de terapia ocupacional e voluntários a montar mobiliários feitos com PVC, adaptáveis a crianças com disfunção neuromotora. Dia 23, das 8h30 às 12h30.

o   Workshop de Sustentabilidade: Também integrante do projeto Recicla Plástico Brasil, com promoção da Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC, o encontro é dedicado à troca de experiências sobre sustentabilidade, com presença de palestrantes renomados. Dia 23, das 14h às 18h.

o   Arena Técnica: palestras em formato dinâmico e duração média de 45 minutos, ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras. Dias 20 a 23, a partir das 10h.

o   Ilha de Inovação em Materiais Plásticos: Apresenta as novas tendências, tecnologias e inovações em resinas antes de sua chegada ao mercado. Participação das unidades de plástico e resinas da UNICAMP, CCDM – UFSCAR, FATECs Sorocaba, Zona Leste e Itaquera, e Instituto Mauá de Tecnologia.

Números da feira

Expositores: 400 marcas

Expectativa de visitação: 40 mil compradores, transformadores e profissionais do setor

10 compradores internacionais de 8 países (Argentina, Colômbia, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia) participam de Rodadas de Negócios com os expositores

60 horas de conteúdo em eventos paralelos

76 associações nacionais e internacionais, sindicatos e entidades representativas da Indústria no Brasil e no exterior.

Abertura oficial

20/3 - 9 h

Com presença de João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Fernando Figueiredo, presidente-executivo da ABIQUIM, presidentes de entidades apoiadoras e autoridades.

SERVIÇO

PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha

Data: 20 a 24 de março de 2017

Horário: Das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Realização: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química.

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações, acesse: www.plasticobrasil.com.br