09/03/2018

Tecnologia

Pirelli apresenta no Salão de Genebra o sistema Cyber Car, que possibilita a interação entre o pneu e o carro

A nova tecnologia, que já está sendo testada pelas principais montadoras, chegará ao mercado no fim do ano, para modelos tradicionais e elétricos


A revolução digital da Pirelli, que tornou possível para o pneu coletar e transmitir dados, dá mais um passo adiante. Na 88ª edição do Salão do Automóvel de Genebra, a Pirelli apresenta sua tecnologia Cyber Car, desenvolvida como equipamento original em cooperação com as principais montadoras. O Cyber Car permite ao pneu interagir diretamente com a eletrônica de bordo dos carros, principalmente com os sistemas de assistência à direção, entregando importantes informações sobre a operação do veículo para garantir uma direção mais segura e performance superior. O novo sistema da Pirelli chega ao mercado no fim do ano, integrando os carros mais inovadores dos maiores fabricantes de carro, tanto tradicionais como elétricos.

O Cyber Car é a mais recente aplicação da plataforma de Tecnologias Cyber da Pirelli, que foi lançada em 2002 com o objetivo de promover máxima integração entre os pneus, os carros e os motoristas. O Cyber Car é inspirado no sistema Cyber Fleet, projetado para frotas, e no Pirelli Connesso, para motoristas do dia a dia. Particularmente no Pirelli Connesso, que foi lançado nos Estados Unidos no ano passado e está prestes a estrear na Europa.

Colocar sensores nos pneus é parte integral da estratégia de Perfect Fit da Pirelli, focada no desenvolvimento de produtos e serviços feitos sob medida, que atendam aos desejos dos motoristas e também às especializações das montadoras. As soluções Perfect Fit da Pirelli também incluem o P Zero Color Edition e o desenvolvimento de pneus específicos para um determinado carro, identificado por marcações especiais na lateral. Cada montadora tem uma marcação específica.

A evolução das Tecnologias Cyber da Pirelli

O pneu é o único ponto de contato com o solo. Assim, é capaz de coletar uma grande quantidade de informações cruciais para uma direção mais segura, mas efetiva e mais eficiente, tanto em termos de sustentabilidade ambiental bem como em economia para o motorista. Do ponto de vista técnico, todos os sistemas Cyber da Pirelli são baseados em um sensor colocado na parte interna do pneu, conectado à Nuvem Pirelli. Esse sensor, que pesa apenas alguns gramas, monitora o status operacional de cada pneu e transmite os dados para uma unidade de controle eletrônica. A informação coletada é enviada para um app, no caso, o Cyber Car. As tecnologias Cyber da Pirelli usam sistemas específicos para conversar diretamente com o motorista (com o Pirelli Connesso), ou com os administradores de frotas (com o Cyber Fleet), ou tanto com as montadoras como com os motoristas ao mesmo tempo (com o Cyber Car). Esses sistemas estão aptos tanto para veículos tradicionais como elétricos. A mesma base tecnológica, mas com aplicações diferentes e especializadas.

Cyber Car, quando pneus e carros conversam entre si

Essa é a grande novidade da Pirelli no Salão de Genebra 2018. O Cyber Car é o novo sistema inteligente de pneus, oferecido para o mercado de equipamento original e projetado em estreita colaboração com as próprias montadoras. O Cyber Car fornece dados importantes que aprimoram a segurança e a performance. Com exceção da pressão do pneu monitorada por sistemas TPMS, até agora não havia informações coletadas individualmente pelos pneus e então transmitidas para o carro. O Pirelli Cyber Car leva a digitalização dos veículos para uma nova era, graças a uma forma inovadora de inteligência automotiva integrada com outros elementos já existentes, aprimorando a performance, economia e reduzindo o impacto ambiental, usando todos os dados que cada sensor presente no pneu coleta e transmite. Informações cruciais para o pneu, como pressão, temperatura interna e profundidade da banda de rodagem estão entre os parâmetros que o Cyber Car transmite para o veículo. O sistema também tem a capacidade de intervir e acionar sistemas como o ABS e o controle de estabilidade. Por exemplo, ao ler o “cartão de identidade” do pneu (tyre ID), o veículo pode alterar sua configuração para tornar a direção mais segura e confortável. Os dados coletados incluem carga lateral, informação vital para carros elétricos. A autonomia residual das baterias é atualmente calculada usando parâmetros padronizados, enquanto que com o Pirelli Cyber Car a eletrônica de bordo consegue disponibilizar informações mais precisas. Ao saber o peso exato do carro, a unidade de controle central do carro pode calcular com mais exatidão quantos quilômetros ainda podem ser percorridos antes da próxima recarga.

O Cyber Car também informa ao motorista, por meio da interface da montadora, sobre os parâmetros operacionais do pneu, como carga vertical, temperatura e pressão, o que permite uma rápida intervenção caso a pressão esteja errada. A manutenção dos pneus fica mais fácil, graças a informações específicas sobre o uso e desgaste do pneu e sobre o rodízio sazonal.

O Cyber Car pode ainda permitir acesso a um conjunto de serviços personalizados que poderão posteriormente ser customizados para atender necessidades individuais, como manobristas, assistência viária e serviços. Os primeiros modelos equipados com o Cyber Car chegam este ano, com diversas montadoras já em estágio avançado de integração da tecnologia da Pirelli com seus próprios sistemas.

A próxima evolução será o sistema Cyber Tyre: o pneu do futuro, baseado em uma plataforma técnica capaz de coletar ainda mais dados, transmitindo informações para os sistemas de bordo do carro a cada rotação de cada roda. Mesmo com essa tecnologia ainda não estando a venda, sua aplicação inicial já está em ação na Ferrari FXXK, o hipercarro voltado apenas para uso em pista.