Economia  28/05/2021 | Por: Redação

Setor Calçadista

Três feiras digitais geram mais de US$ 2 milhões para calçadistas

Sourcing @ MAGIC Digital, americana, rendeu US$ 445 mil, enquanto as italianas Expo Riva e Micam Milano geraram US$ 630 mi e US $ 1,5 mi


Três eventos digitais neste primeiro semestre de 2021 renderam mais de US$ 2 milhões para empresas calçadistas nacionais. Um deles foi baseado nos Estados Unidos (Sourcing @ MAGIC Digital) e os outros na Itália (Expo Riva e Micam Milano). Em todos os eventos as empresas brasileiras foram apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional.

Expo Riva

A feira digital italiana Expo Riva Schuh, apesar das necessidades de melhorias reportadas pelos expositores brasileiros, gerou US$ 630 mil em negócios imediatos e alinhavados para as 16 marcas verde-amarelas participantes. A participação foi apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Ruísa Scheffel, destaca que, apesar de necessitar alguns ajustes para otimização, a plataforma digital da feira italiana é promissora, especialmente porque a organização se mostrou aberta para implementação de melhorias para as próximas edições. “O potencial é muito maior, pois a Expo Riva Schuh é uma feira caracterizada por grandes volumes de vendas. Nas feiras físicas, por exemplo, as empresas chegam a vender 60% do total das suas exportações do ano”, acrescenta.

Participaram da Expo Riva Schuh, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas ADG Export, Andacco, Awana, Beira Rio Conforto, Capelli Rossi, Democrata, GVD Internacional, Levecomfort, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pampili, Pegada, Sapatoterapia e
Vizzano.

Sourcing @ MAGIC Digital

A feira digital norte-americana Sourcing @ MAGIC Digital, que ocorreu entre os dias 1º de março e 1º de maio na plataforma NuOrder, gerou US$ 445 mil entre negócios efetivados e alinhavados durante a ação para as marcas brasileiras. As nove marcas nacionais participaram do evento com o apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, ressalta que foram 125 contatos com compradores dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Equador, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Itália e Guatemala. “Apesar de algumas empresas ainda terem certa dificuldade no formato digital, notamos que diversas marcas estão se esforçando para potencializar cada vez mais a sua participação em ações on-line”, avalia Ruísa, destacando que o Brazilian Footwear vem auxiliando as empresas nessa mudança de modelo de negócios, potencializada pela pandemia do novo coronavírus.

Participaram da ação, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas All’Us Footwear, Andacco, Boaonda, Capelli Rossi, CCR Shoes, GVD International, Levecomfort,Macboot,  e PG4 Galleria.

Micam Milano Digital Show

A Micam Milano Digital Show, feira italiana que aconteceu entre 8 de março e 8 de maio, foi um sucesso para as 17 marcas calçadistas brasileiras participantes. Conforme relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foram gerados mais de US$ 1,5 milhão em negócios, somando os realizados e alinhavados no evento, quase três vezes mais do que na Micam Digital passada. A participação verde-amarela se deu com o apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento à exportação de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que foram mais de 64 mil pares de calçados comercializados durante o evento, com destaque para compras feitas por grandes importadores dos Estados Unidos, França, Itália, Rússia, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, entre outros. “No total, foram gerados contatos com mais de 30 países, uma procura mais efetiva e superior à registrada no evento anterior”, avalia Paola, ressaltando que tanto os consumidores quanto as marcas estão utilizando cada vez mais as plataformas digitais para efetivar negociações. “Os eventos físicos foram prejudicados no período mais crítico da pandemia e com isso proliferaram os digitais. Existem vantagens de otimização de tempo e custos logísticos que vêm atraindo cada vez mais empresas para essa modalidade de negócios”, explica a analista, ressaltando que o Brazilian Footwear apoiará diversas ações do tipo ao longo de 2021. Uma pesquisa realizada pela Abicalçados revela que mais de 70% das empresas seguirão participando das ações digitais mesmo após a retomada dos eventos físicos.  

O gerente de Exportação da Andacco, Leandro Oliveira, destaca que a experiência da marca foi considerada um sucesso comercial. “Diante da impossibilidade de termos feiras presenciais, eventos digitais são ferramentas para podermos estar em contato com os clientes em tempos de isolamento social”, avalia, ressaltando que os negócios foram realizados com clientes dos Estados Unidos, Rússia, Itália e Índia, todos importantes players do mercado internacional de calçados.

Também satisfeito com a participação, o gestor comercial da Ferrucci, Leonardo Lachtermacher, ressalta a abertura de novos e importantes clientes durante o evento. “Pedidos ficaram engatilhados e já estão chegando na fábrica”, comemora. Segundo ele, outro fato relevante foi a alta procura por produtos de marca própria. “Os clientes buscavam nossa marca”, acrescenta o gestor.

Participaram do evento com o apoio do Brazilian Footwear as marcas Pampili, Opananken, Pegada, West Coast, Cravo&Canela, Andacco, Dumond, Capodarte, Malu Super Comfort, Vizzano, Modare Ultraconforto, Activitta, Ghetz, Ferrucci, La Femme, Plugt e Marrie Josefine.
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