Sustentabilidade  27/08/2021 | Por: Redação

Economia circular

Abicalçados investe na adequação à logística reversa de embalagens

Associação aderiu ao Instituto Rever, que assume ações institucionais e operacionais sobre o tema, até então a cargo da FIESP


Visando dar um passo além para a logística reversa de embalagens, com o intuito de continuar ofertando auxílio e proteção aos seus associados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) .aderiu ao Instituto Rever, que assumiu as ações institucionais e operacionais que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) vinha exercendo enquanto coordenava o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral em São Paulo.

A coordenadora da Assessoria Jurídica da Abicalçados, Suély Mühl, destaca que o objetivo é oferecer melhoria continuada aos associados da entidade calçadista, com soluções que visem menor custo de operação, agilidade e maior segurança jurídica, já que o Instituto Rever busca a assinatura de um Termo de Compromisso nacional e já conta com acordos firmados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Segundo ela, a certificação continuará a cargo da eureciclo, empresa que possui parceria com a Abicalçados desde 2018 e concede descontos que vão de 30% a 60%. “A Abicalçados  vem investindo recursos no apoio aos calçadistas, que por lei devem pagar o mínimo de 22% do total da pegada gerada  de embalagens”, frisa.

A Lei federal 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trouxe novas ferramentas para otimizar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos. Uma destas ferramentas é a Logística Reversa, que em seu artigo 33 estabelece a obrigatoriedade de fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores na operacionalização de processos visando a reinserção de produtos e embalagens após o uso pelo consumidor na cadeia produtiva. Em atendimento ao PNRS, a Abicalçados vem se movimentando há alguns anos para o desenvolvimento de um modelo de logística reversa que seja justo para as empresas e para a sociedade.

A parceria com o Instituto Rever vai permitir que empresas associadas à Abicalçados utilizem os serviços do mesmo, visto que só é possível por intermédio de uma entidade que esteja vinculada ao Instituto, trazendo maior redução de custos e segurança jurídica para as operações.

 Feiras calçadistas nos EUA devem gerar US$ 1,6 milhão a empresas brasileiras

O mês de agosto marcou a participação de 20 marcas brasileiras em quatro feiras calçadistas nos Estados Unidos. As participações foram viabilizadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e devem gerar, entre negócios realizados in loco e alinhavados, US$ 1,6 milhão para as marcas nacionais.