Automotivo  06/12/2021 | Por: Redação

Indústria química

Novo corante da LANXESS aumenta segurança em veículos elétricos

Laranja RAL 2003 brilhante foi lançado para uso em componentes de alta tensão


A empresa de especialidades químicas Lanxess desenvolveu um novo corante que pode ser usado para colorir permanentemente poliamidas (PA) e outros plásticos com a cor Laranja RAL 2003. O corante orgânico solúvel Macrolex Orange HT é altamente estável ao calor, resistente à luz e às intempéries e oferece excelente intensidade de cor e brilho. Os veículos com acionamentos elétricos estão naturalmente expostos a tensões e correntes mais altas do que os motores de combustão. É possível haver tensões de até 400 V DC no circuito da bateria e de até 1000 V AC no circuito do motor, com tensões AC excedendo 42 V e tensões DC excedendo 60 V já consideradas potencialmente fatais. É por isso que os componentes energizados de um acionamento elétrico são coloridos de laranja brilhante, para que possam ser identificados de forma rápida e fácil. Como resultado, o novo produto Macrolex Orange HT ajuda a reduzir o risco de acidentes durante o manuseio de motores elétricos.
 
Ao contrário da maioria dos corantes convencionais, o Macrolex Orange HT é perfeito não apenas para PA, mas também para outros tipos de plásticos comuns, como policarbonato (PC) ou sulfeto de polifenileno (PPS) que, devido às suas altas temperaturas de processamento, normalmente representam um desafio para os corantes. O novo produto, livre de halogênio, oferece uma coloração de alta precisão e qualidade consistente (dE ≤ 0,7), o que é particularmente importante para tons de laranja. Uma diferença de cor de dE <1 geralmente não pode ser percebida pelo olho humano. Além disso, o novo "laranja de alta tensão" da Lanxess é econômico graças à sua alta intensidade de cor.

"Testamos exaustivamente nossos novos produtos em condições reais e, juntamente com a unidade de negócios de High Performance Materials (Materiais de Alto Desempenho) da LANXESS, colorimos compostos com Macrolex Orange HT no centro técnico de plásticos em Dormagen, na Alemanha, e realizamos testes quanto à sua adequação para o processamento de plásticos", disse o Dr. Lars May, head de Aplicação de Tecnologias em Plásticos da unidade de negócios Polymer Additives (Aditivos de Polímero) da Lanxess.

Além das aplicações de alta tensão, o Macrolex Orange HT também pode ser usado para colorir outros produtos plásticos de alta qualidade, como caixas para ferramentas e outros dispositivos eletrônicos, bem como plásticos técnicos para peças de veículos e aplicações estruturais.