Pneus  05/12/2021 | Por: Diego da Silva Angelo - Representante de Vendas Técnicas da Chemours

Matéria-Prima

Inovação é palavra chave para o mercado automotivo

Os automóveis contam com a indústria química para se modernizar cada vez mais.


A indústria automobilística é pautada pela inovação. Ano após ano, o setor investe na modernização de sua produção para criar veículos mais avançados que atendam tanto as necessidades dos consumidores, em relação a um melhor desempenho, maior potência, resistência e economia, quanto às regulamentações globais que exigem a redução nas emissões de gases e outras questões relacionadas ao meio ambiente.

Nesse sentido, duas principais tendências vêm se destacando no mercado automotivo nos últimos anos e chegaram para ficar. A primeira é o downsizing, ou seja, a diminuição do tamanho dos veículos, que proporciona rendimento superior, por eles terem um motor menor e menos atrito, melhores índices de consumo de combustível e a redução dos níveis de emissões de dióxido de carbono.

A segunda tendência é o desenvolvimento de carros híbridos, que possuem motor de combustão e motor elétrico, e carros elétricos, que funcionam somente a partir de energia elétrica. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), somente neste ano foram vendidas 21.397 unidades de veículos híbridos e elétricos até o mês de setembro, um número consideravelmente maior do que o apresentado no ano anterior inteiro, que teve 19.745 unidades comercializadas. Além disso, outras pesquisas demonstram o interesse crescente dos brasileiros por esses tipos de veículos: um recente estudo sobre descarbonização apresentado pela Anfavea e pela consultoria BCG estima que até 2035 a venda de carros com essas tecnologias deve representar de 32% a 62% do total de vendas.

Para implementar essas inovações e trazer as novidades ao mercado, a parceria entre indústria automotiva e indústria química é essencial. Isso porque o principal papel da indústria química é prover os insumos que possibilitam que todas as tendências tecnológicas sejam colocadas em prática nos veículos, acompanhando a evolução do mercado automobilístico. Um material que contribui para essas tendências em específico é o Viton™, borracha fluorada produzida pela Chemours, que possui reconhecimento no mercado automotivo pelo diferencial de apresentar resistência química e resistência à temperatura.

O Viton™ é um produto que pode ser aplicado em diversas peças, desde juntas de cabeçote de motor, O-Rings e mangueiras de turbocompressor, até peças de vedação da bomba de combustível, por isso, é amplamente utilizado na indústria automotiva. Contribuindo para o downsizing, o Viton™ é um componente ideal para ser usado em carros pequenos, pois com caixas de motores menores, a temperatura desse ambiente também sobe e é necessário um material resistente ao calor extremo. Já para carros híbridos, o Viton™ é uma das principais alternativas para ser empregada nos motores a combustão e tem sido estudado para também ser utilizado em carros totalmente elétricos, por conta da combinação das propriedades de isolamento elétrico, temperatura e resistência química, que o torna uma excelente escolha para a aplicação em cabos automotivos de alta tensão, garantindo confiabilidade superior para essas peças. 

O desenvolvimento de materiais como o Viton™, que requerem anos de pesquisa, indica que a indústria química é parceira essencial da indústria automotiva para que carros inovadores com componentes de qualidade sejam entregues aos consumidores. Em breve, surgirão novas tendências, mas estaremos à frente desse processo, pesquisando e descobrindo as melhores soluções para que o mercado automotivo continue evoluindo.

Faça o download do Guia de Aplicações aqui e verifique como selecionar o melhor material, de acordo com a sua necessidade.