Borracha  20/06/2022 | Por: Redação

Expobor 2022

Senai-SP apresenta escola móvel de indústria 4.0

A unidade volante funciona como um laboratório “sobre rodas”, equipado com soluções avançadas como Internet das Coisas e Realidade Virtual


Referência na formação de profissionais altamente qualificados para funções tecnológicas na indústria brasileira, o Senai-SP terá presença marcante na EXPOBOR – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha e na PNEUSHOW – Feira Internacional da Indústria de Pneus. Os visitantes dos dois eventos poderão conhecer de perto a Escola Móvel de Indústria 4.0, uma unidade volante que percorre vários locais do Estado de São Paulo para levar capacitação profissional às pessoas.

A EXPOBOR e a PNEUSHOW são as duas maiores feiras de tecnologia, máquinas, artefatos de borracha e da indústria de pneus da América Latina, ambas serão realizadas entre os dias 22 a 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

E como a tecnologia (incluindo os profissionais e aprendizes que possuem ligação direta e indireta com ela) é um dos temas-chave dos eventos, a unidade móvel leva aos visitantes um verdadeiro laboratório com tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. “As tecnologias habilitadoras são capazes de trazer profundas transformações na indústria moderna, pela forma inovadora nos processos de produção, acarretando expressivos ganhos de competitividade”, informou Osvaldo Lahoz Maia, Gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP.

A indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é uma denominação que reúne uma série de conceitos tecnológicos convergentes de ponta, capazes de transformar quase que radicalmente o modo de produção das indústrias modernas. Dentre os recursos tecnológicos presentes na indústria 4.0 estão a Realidade Virtual, a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a robótica avançada.

Quem visitar a Escola Móvel poderá vivenciar um pouco o que são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. E as mais importantes delas estarão sendo demonstradas pelos técnicos do Senai-SP: Realidade Virtual, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética, Digitalização (simulação digital), e várias outras.

De acordo com o diretor da Unidade Mário Amato do Senai-SP, Carlos Alberto Coelho, a Escola Móvel terá especialistas à disposição dos visitantes para tratar de outros temas relevantes como digitalização, sustentabilidade e economia circular, nanotecnologia e tecnologias de elastômeros.

“Há grande expectativa da participação do Senai-SP nos eventos, e a parceria com o Sindibor (Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo) reafirma o compromisso da nossa entidade em continuar levando transformação e inovação à indústria de borracha no país por meio da inovação, tecnologia e formação profissional”.

A ligação do Senai-SP com o setor de tecnologia, máquinas e artefatos de borracha é bastante próxima. Segundo Coelho, o Senai-SP Materiais Avançados, em São Bernardo do Campo (SP), é uma unidade credenciada da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e possui acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação, incluindo a captação para projetos na área da borracha. “É assim que continuaremos, ano após ano, fortalecendo o setor de borrachas, construindo um país tecnológico e inovador”, ressaltou.

19º Congresso de Tecnologia

A Escola Móvel do Senai-SP compõe, ainda, a programação do 19º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que faz parte da PNEUSHOW durante os três dias da feira.

Entre os temas abordados pelos especialistas da Escola Móvel no Congresso estão: “Economia Circular e um Modelo Estratégico a ser Aplicado no Setor de Artefatos de Borracha”; “Medições avançadas para o setor de borrachas” e “Oportunidade de negócios para atração de clientes por meio do BIM (Building Information Modeling ou Modelo da Informação da Construção)”.