Colunista: Antonio Carlos Spalletta - 14/02/2020

Locomotiva do Futuro


Mesmo em tempos de tecnologias modernas e disruptivas, lançamos mão de comparações tradicionais para mostrarmos o mundo em que vivemos, usando como exemplos aviões, navios e trens. O ser humano parece assimilar melhor aquilo que já está consolidado, evitando as dúvidas do desconhecido.

O momento brasileiro pode ser muito bem comparado a uma enorme locomotiva. O Brasil é um trem de força que puxa milhões de vagões. A quantidade de vagões depende da força da locomotiva e sua velocidade da qualidade do motor e de seus componentes. Passamos um período que o número de vagões ficou muito reduzido. A economia não conseguia puxá-los. A velocidade foi sendo diminuída até que parou, com um leve solavanco para trás.

Felizmente este é um tempo que está ficando apenas na lembrança. Hoje temos mais vagões atrelados, alguns até novos e reformados e a velocidade, embora baixa, é crescente. Os números de fechamento do ano são positivos em praticamente todos os quesitos econômicos.

As perspectivas para 2020 indicam um otimismo realista “pé no chão”, onde as forças econômicas acreditam nas reformulações tributárias e fiscais, viabilizando importantes privatizações e a injeção de capital externo, tão necessário em tempos de recursos escassos.

A BORRACHA ATUAL continua a divulgar e propagar as principais notícias e novidades que interessam ao nosso mercado, investindo em eventos como a ELASTE em 2020 e aprimorando seu newsletter, um informativo semanal com as notícias mais quentes e atuais do momento.
Desejamos um ano cheio de realizações e perseverança aos nossos amigos leitores, certos que em 2020 teremos uma jornada muito emocionante. Boa leitura!