16/10/2020

Premiação

Brasileiras recebem prêmio em defesa da diversidade na pesquisa científica

Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas tem o objetivo de promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil


A American Chemical Society (ACS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), anunciou as vencedoras do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas. As ganhadoras são as professoras Ana Flávia Nogueira, da Unicamp (SP), e Paola de Azevedo Mello, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), além da engenheira química Sonia Maria Cabral de Menezes, pesquisadora e consultora sênior da Petrobras.

O prêmio tem o objetivo de promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil e de avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da química. As vencedoras serão homenageadas no dia 15 de outubro, às 19 horas, durante o simpósio sobre o combate à desigualdade na ciência, que fará parte da 43ª Reunião Anual da SBQ e será realizado de forma virtual. 

Este é o terceiro ano que o prêmio é oferecido. Pela conquista, as vencedoras receberão o equivalente a US$ 2.000 (cerca de R$ 11 mil) cada uma, além de assinatura do CAS SciFinder e associação ACS por três anos, mais o certificado da premiação.