Inovação - 27/11/2020

Pirelli Elect aumenta a autonomia de carros elétricos

Primeiro automóvel a utilizar pneus com a marcação Elect é o Porsche Taycan, com um P Zero para cada estação


Baixa resistência ao rolamento para aumentar a autonomia, redução de ruído da estrada para maior conforto, aderência imediata que transfere a potência ao chão para uma saída rápida e uma estrutura especialmente projetada para suportar o peso de um veículo movido a bateria. Estas são as principais características dos pneus Pirelli Elect, desenvolvidos pela Pirelli em conjunto com os principais fabricantes de automóveis para atender aos requisitos técnicos específicos de veículos elétricos e híbridos plug-in. Este tipo de pneu se distingue pela marcação Elect, que foi lançada no Salão do Automóvel de Genebra de 2019 e está disponível como equipamento original para os carros mais modernos na estrada.

Porsche Taycan com P Zero Elect

Os engenheiros da Pirelli desenvolveram um pneu P Zero Elect específico para o Porsche Taycan, que é capaz de capitalizar em cima do desempenho prodigioso do carro. Este pneu foi desenvolvido em linha com a filosofia perfect fit da Pirelli, com um composto, construção e design da banda de rodagem criados especificamente para o Taycan. Isso oferece baixa resistência ao rolamento para maximizar a autonomia do carro, redução de ruído da estrada para aumentar o conforto da cabine e aderência imediata – mesmo com a potência impressionante do Taycan e torque em baixa rotação – para melhorar a dirigibilidade: tudo em perfeita segurança. Graças ao Pirelli Elect, qualquer pessoa que escolher um Porsche Taycan pode ter a certeza de dirigir com pneus para um carro que foi desenvolvido especificamente para ser totalmente elétrico.

Elect Inverno para as condições mais difíceis


Com o inverno chegando no Hemisfério Norte e também as leis que obrigam o uso de pneus de inverno em muitos países, a Pirelli criou versões do Winter Sottozero 3, Scorpion Winter e P Zero Winter. Este último está disponível para o Porsche Taycan nos tamanhos de 19 e 20 polegadas. Os pneus de inverno também são recomendados para carros elétricos e híbridos, se eles são muito conduzidos em condições de inverno e seus motoristas exigem o melhor desempenho possível, mesmo nas condições mais adversas. À medida que o outono se transforma em inverno e as temperaturas caem abaixo de sete graus centígrados, os pneus de verão não são mais capazes de ter o melhor desempenho e, portanto, os motoristas mais exigentes preferem os pneus de inverno.

Graças ao seu composto mais macio, que ainda funciona bem mesmo quando as temperaturas caem abaixo de zero e as superfícies oferecem uma aderência particularmente baixa, os pneus de inverno oferecem excelente aderência e tração – o que é particularmente desafiador com carros elétricos – bem como uma frenagem segura, tudo para uma melhor segurança. Isso é conseguido com um pneu que foi especificamente concebido para se adequar às características únicas de desempenho dos carros elétricos. Estes pneus de inverno feitos sob medida são distinguidos por símbolos M + S acompanhados pelo logotipo 3PMSF (floco de neve dentro de uma montanha de três picos), que pode ser facilmente reconhecido e garante a conformidade do pneu com as leis de trânsito de inverno em vários países diferentes.