Pneus - 20/11/2020

Reformadoras de cinco estados brasileiros instalam novos equipamentos da Vipal Máquinas

Seis integrantes da Vipal Rede Autorizada passam a contar com extrusoras e raspadoras desenvolvidas com tecnologia própria da marca


Seis reformadoras integrantes da Vipal Rede Autorizada de cinco estados brasileiros incorporaram em suas instalações equipamentos produzidos pela Vipal Máquinas. No total, são oito maquinários, três raspadoras e cinco extrusoras, que contam com projeto e execução 100% da marca e softwares exclusivos de gerenciamento. 

A AD Pneu Forte, de Goiânia, Goiás, e a GDA Comércio de Pneus e Serviços, de Catanduva, São Paulo, adquiriram uma raspadora VR01 Smart DUO cada. O modelo, com torre giratória para dois pneus, permite a remoção da borracha sobre o pneu no processo de raspagem de forma ágil e precisa. Semelhante função cumpre a VR01 Smart UNO, para um pneu, a qual foi implementada pela Recaleo Recapadora Leopoldinense, parceira da Vipal de Leopoldina, Minas Gerais. 

Além destas reformadoras, outras três também investiram em equipamentos da Vipal Máquinas. A mineira Unicap Recapagem, da cidade de Formiga, adquiriu de uma vez três extrusoras VOC-760 Cargo. O mesmo modelo passou a integrar a linha de produção da Amazônia Pneus, de Ji-Paraná, Rondônia, que agora conta também com uma unidade da VOC-760. A máquina é usada para aplicação da borracha de ligação e reduz o tempo na hora da reforma, facilitando o processo e eliminando eventuais imperfeições na superfície do pneu. Completando a lista, a FM Pneus, de Maravilha, Santa Catarina, instalou uma VOT 2200, que agiliza o trabalho do reformador na aplicação de tira de borracha (orbitread) em pneus agrícolas e OTR devido à sua eficiência operacional. 

A equipe da Vipal acompanhou as instalações das máquinas em todas as empresas, quando aproveitaram também para realizar o treinamento sobre o funcionamento e a manutenção dos equipamentos. Para a Unicap Recapagem, os três equipamentos adquiridos devem proporcionar qualidade e eficiência no processo e redução do consumo de matéria-prima, além de maior precisão e consistência na aplicação do material no pneu raspado. 

Quem também está comemorando a nova aquisição é a GDA. A reformadora paulista, que já possuía uma VOT 2200, agora conta com mais uma máquina de alta performance para realizar a raspagem de seus pneus com duas posições de alimentação, o que lhe garante maior agilidade e produtividade. Já Gabriel Resende, diretor da Recaleo, afirma que a reformadora “não tem medido esforços”, juntamente com a Vipal, para qualificar o produto final a seus clientes. Getulio Spartago, sócio de Resende na empresa mineira, lembra que, recentemente, foi instalada uma extrusora para aplicação de orbicushion VOC 760, também tecnologia da Vipal Máquinas, e que, com a instalação da raspadora VR01 Smart UNO, dão mais um passo para a modernização e eficiência de seus processos.

De maneira semelhante considera Klaiton Mezzom, proprietário da AD Pneu Forte. Para ele, a raspadora Vipal Smat DUO é “o futuro”. “A tecnologia será o caminho a ser seguido, e fico impressionado com a alta produção do equipamento, com a comodidade e segurança para o operador, com a qualidade do serviço, com padrão de textura de raspagem e com uniformidade nos pneus raspados, facilitando até as etapas seguintes, como a escareação”, comentou Mezzom. Já para Jefferson Freitas, Coordenador de Produção da Amazônia Pneus, a tecnologia embarcada da aplicadora de ligação VOC 760 Cargo configura-se como uma grande vantagem, tais como interface touch screen e componentes de automação de ultima geração. 

Desde o início de suas operações, em 2016, a Vipal Máquinas já comercializou para diversas empresas. Reformadoras do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina, El Salvador e Espanha, vêm adquirindo maquinários da Vipal e valendo-se de seus benefícios. Segundo o Diretor Comercial e Marketing da Vipal Borrachas, Guilherme Rizzotto, “a Vipal Máquinas segue a estratégia da empresa de trazer inovações para o mercado, oferecendo as melhores soluções para os nossos clientes sempre no sentido de aperfeiçoar aquilo que está em nosso DNA, que é a reforma de pneus. Qualificando nossos parceiros, elevamos seu nível de competitividade, valorizando o mercado como um todo”, finaliza.