Sustentabilidade  23/04/2021 | Por: Redação

Sustentabilidade

Artecola lança couraça reciclada ambientalmente sustentável

Produto destinado ao mercado calçadista gera ganhos ambientais, sociais e econômicos, além de oferecer maior conforto e melhor acabamento


Simplificar  processos e reduzir impacto ambiental são dois importantes atributos da nova couraça ARTEFIRM®4203 E, lançada pela Artcola para todo o mercado calçadista na América Latina. Ambientalmente sustentável, o novo produto também gera ganhos sociais e econômicos por usar materiais reciclados em sua produção e por eliminar a geração de resíduos na  aplicação, além de contribuir para economia de energia elétrica no processo produtivo. As couraças são usadas para estruturação, na parte da frente (bico) dos calçados. Produzida com materiais reciclados (do setor calçadista e de outros segmentos) e 100% reciclável (aparas são retornáveis para reutilização nesta e em outras linhas), a nova couraça foi desenvolvida para aplicação multiuso, e sapatilhas adulto e infantil e tênis casuais.

A formulação permite uma espessura mais fina na chapa, o que elimina o processo de chanfro (recorte paraajustes) antes da conformação. “Com isso, se gera menos resíduo e também é reduzida a mão de obra no processo”, destaca Jairo Korndoerfer, Gerente de Mercado e Marketing da Artecola. “E ainda se tem a vantagem do maior conforto ao consumidor, com uma couraça mais macia e que não marca o calçado. ”O novo produto também se torna moldável em temperaturas mais baixas, o que resulta em economia de energia elétrica no processo e menor agressão aos materiais que serão juntados à couraça (couro, laminado sintético, tecido, entre outros). “Outro diferencial importante é que o material mantém propriedades já consagradas  nas linhas da Artecola, como a excelente colagem ou fusão a qualquer componente”, salienta Jairo. “É mais uma tecnologia pensada  especialmente  para  o  setor calçadista, setor de onde a Artecola se originou. "Temos orgulho em sermos sapateiros”, frisa o executivo.

Economia circular

O desenvolvimento da nova couraça se alinha ao conceito da Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos, saindo do modelo linear de ‘extrair, transformar, consumir  e descartar’da  atualidade. “O  objetivo  da  Economia Circular é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso, e regenera sistemas  naturais”,  destaca  Jairo. Somente em 2020, a Artecola reutilizou 2.263 toneladas de material reciclado em sua produção.