Sustentabilidade  22/10/2021 | Por: Redação

Indústria química

Protetivo desenvolvido pela Marbocote aumenta a vida útil dos bladders

Item crucial na fabricação de pneus, bladders são caros e bastante exigidos durante a vulcanização


      Na vulcanização de pneus, os bladders (bexigas) são itens caros e bastante exigidos. Inflados e comprimidos no molde a cada novo produto fabricado, tendem a se deteriorar após algumas centenas de curas. Para ampliar a sua vida útil, a Marbocote, referência global em desmoldantes e auxiliares de processo para a indústria de pneumáticos, desenvolveu o Marbocote T6111, um protetivo para tratamento de bladder.
     “Ao aplicar esse produto, os fabricantes de pneus conseguem estender em até 30% a vida útil dos bladders. Trata-se de um ganho significativo, dado o valor unitário que essas peças têm e a quantidade imensa usada no processo de produção de pneus”, afirma Ana Clara Cordeiro, diretora comercial da FCI-Marbocote.
      O protetivo Marbocote T6111 é caracterizado pela cura à temperatura ambiente e por formar uma fina película no bladder – serve de barreira física e química contra os ataques à sua superfície. Para ganhos de desempenho ainda maiores, é possível usar de maneira conjugada os lubrificantes (pinturas) internos também desenvolvidos pela Marbocote.
     “Dispomos de uma linha muito eficiente de lubrificantes internos para pintura de pneus, seja a partir da aplicação em um pneu cru, que depois é transferido a outros pneus, ou de forma convencional, em que o produto é aplicado a cada novo pneu cru”, detalha Ana Clara.
     Além de protetivos para bladders, lubrificantes internos e externos e produtos antiaderentes para mantas de borracha, a Marbocote produz uma completa linha de desmoldantes semipermanentes, seja para a fabricação de pneus novos ou para recauchutagem.