Sustentabilidade  29/10/2021 | Por: Redação

Sustentabilidade

Evonik reduz pegada de carbono usando energia sustentável

Produtos da marca VESTAMID® são fabricados com o uso do biometano gerado a partir dos resíduos das usinas combinadas de calor e eletricidade


A Evonik começou a fornecer a seus clientes mais um tipo de compostos para moldagem com poliamida 12 sustentável. Produtos comerciais selecionados da marca Vestamid® agora podem ser produzidos usando energia sustentável no parque químico da Evonik em Marl (Alemanha). Em 21 de setembro último, o TÜV Rheinland certificou as avaliações de ciclo de vida dos compostos. Estes compostos receberão o sufixo RFP, equivalente a “reduzida pegada de carbono”.

A Evonik produz a poliamida 12 no parque químico de Marl, na Alemanha, há mais de 50 anos e usa eletricidade e vapor gerados no local por suas modernas usinas combinadas de calor e eletricidade. Ao usar o biometano gerado a partir dos resíduos dessas usinas, as emissões de dióxido de carbono resultantes da produção de Vestamid® RFP são reduzidas em 40%, na média, enquanto o consumo de água e de solo continua praticamente igual.

Melhora na avaliação de ciclo de vida comparado à poliamida de base biológica

Desde 2009, a Evonik também comercializa os compostos para moldagem Vestamid® Terra, derivados de monômeros obtidos do óleo de mamona. O Vestamid® RFP, na comparação, apresenta uma melhora significativa no balanço ecológico: a pegada de carbono é reduzida em 40%, enquanto o consumo de água e o uso de solo são cerca de 99% mais baixos.

A Evonik desenvolve polímeros de alta performance customizados para aplicações exigentes e é a líder global na produção de PA 12, produto com alta demanda em mercados atraentes, comercializada em forma de grânulos com a marca VestamidD®. A PA 12 em pó Vestosint® é usada no revestimento de metais no setor de bens de consumo, cestos de lavadoras de louça e componentes na indústria automotiva.