Automotivo  23/11/2021 | Por: Redação/Fraga Inteligência Automotiva

Especial

Impactos previstos com o fim da produção do Civic no Brasil

Sedã deixou de ser produzido a partir deste mês de novembro, após 24 anos de fabricação na unidade da Honda em Sumaré, SP


O sedã médio Honda Civic deixou de ser produzido no Brasil em novembro, após 24 anos desde a instalação da fábrica no município de Sumaré, em São Paulo. O encerramento da produção local foi comunicado pela marca japonesa aos seus fornecedores, mas ainda não foi oficializado pela fabricante. Apesar do provável encerramento da produção no brasil, o veículo histórico da Honda continuará no portifólio da montadora através da importação dos modelos disponíveis no mercado norte-americano.

Essa decisão deve demorar para ser sentida de fato no mercado de reposição de autopeças, e, apesar dos efeitos “comerciais”, não deve ocorrer riscos de desabastecimento de produtos, pelo menos no mercado de reposição independente, que é responsável por mais de 80% das manutenções veiculares no Brasil.

Segundo dados da “Master de Produtos – Fraga Inteligência Automotiva”, maior base de dados de informações de produtos e marcas do mercado de reposição brasileiro, a cadeia de abastecimento do Honda Civic no aftermarket conta com mais de 180 fabricantes de peças mecânicas e mais de 1400 SKU’s (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) em venda, o que garante ampla disponibilidade de produtos de reposição.

O Honda Civic atualmente é o 19º veículo de maior frota no mercado brasileiro; são mais de 619 mil unidades em circulação divididas em 6 gerações. Sua trajetória no mercado brasileiro se inicia na quinta geração global, a popular G5. Importada entre os anos 1992 (EUA) e 1995 (Japão), atualmente conta com 4.478 veículos em circulação. As versões subsequentes já passaram a ser produzidas em solo brasileiro com grandes êxitos comerciais, com destaque para as gerações 8 e 9, que possuem uma frota circulante de 179.608 e 216.269 automóveis, respectivamente.

Com o término da produção local e a decisão de manter somente os importados em seu portifólio, a frota do Honda Civic deve sofrer gradual redução, entretanto alguns de seus maiores sucessos ainda deverão ser disputados no mercado de seminovos.

Reconhecida pelos consumidores como produtora de veículos de alta durabilidade, os seminovos da Honda tiveram uma valorização de 14% entre os anos de 2020/2021, 4 pontos percentuais acima da média nacional.

Números mostram que 39,2% da frota brasileira do Honda Civic circula no estado de São Paulo, enquanto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná somados, estão presentes outros 26,3% da frota do veículo japonês.