Máquinas  21/02/2022 | Por: Redação

Empresas

Fábrica da Meritor em Osasco é premiada pela matriz

A planta brasileira levou a premiação na categoria ouro após redução bem-sucedida de retrabalho na linha de carcaça estampada


A operação da principal unidade fabril da Meritor da América Latina, localizada em Osasco (SP), foi premiada pelo Quality Achievement Awards 2021, promovida pela matriz, em Troy (MI), como forma de reconhecimento pela qualidade e excelência, bem como pela superação das expectativas dos clientes e fortalecimento da cultura de zero defeito. A planta de Osasco levou a premiação na categoria ouro após redução bem-sucedida de retrabalho na linha de carcaça estampada, projeto incluiu o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e resultou em uma redução de retrabalho em 90%, zero reclamações de clientes e economia de custos de US$ 739.351 desde 2019.

De acordo com Pedro de Souza Neto, supervisor de manufatura da Meritor Brasil, o projeto que teve início no segundo semestre de 2018, contou com contribuições de todo o time da planta, visando melhorias na qualidade dos produtos, processos, sistemas e serviços. Para este plano de ação utilizamos a metodologia Six Sigma, quantitativa, estruturada e disciplinada, que resultou, além da diminuição significativa de custos, tempo, inventários e retrabalhos, no progresso da nossa cultura corporativa zero defeito”.
 
O projeto “Redução de Retrabalhos na Linha de Carcaça Estampada” contou com inserção de novos equipamentos na planta, como chiller de resfriamento das tochas de soldagem, novos ferramentais e sistema de controle de vazão de gás para soldas, eliminando assim anomalias no processo de fabricação. “Após mapeamento do projeto, diagnosticamos oito causas dos retrabalhos nesta linha e, com isso, um total de 56 ideias de ações a serem implementadas com foco em soluções foram recebidas, o que reforça o engajamento e o compromisso de nossos colaboradores com a qualidade Meritor”, reforça o supervisor.

Quality Achievement Awards 2021

Quinze projetos globais foram indicados, ações que demonstram o compromisso da Meritor com a qualidade e excelência, bem como o objetivo de superar as expectativas dos clientes e construir uma cultura de zero defeitos. Os trabalhos submetidos foram analisados por uma equipe de executivos da Meritor Inc., que levaram em consideração alguns critérios como impacto nos custos ou economia acumulada no ano, atendimento ao cliente e melhoria da satisfação, prioridade do projeto e criatividade, implementação de soluções mensuráveis, preventivas e verificadas com compartilhamento mundial de lições aprendidas, demonstração de melhoria sustentada ao longo do tempo (mínimo de três meses) com validação aplicável apoiada por métricas, entre outras.