Automotivo  23/05/2022 | Por: Redação

Pneus

Campo de provas de inverno da Pirelli abre também no verão

A instalação de última geração pode receber novos veículos eletrificados. como o hipercarro elétrico Rimac Nevera


As programações de testes de inverno chegaram ao fim no Sottozero Centre da Pirelli, na Suécia, enquanto a programação de testes de verão está prestes a começar. A renomada instalação de testes de inverno da Pirelli agora sediará também testes no verão, em um movimento que surgiu graças à crescente necessidade de desenvolvimento de produtos – especialmente quando se trata de pneus all season e de inverno – em estradas secas e molhadas. A velocidade com que os carros novos chegam ao mercado significa que há uma necessidade crescente por pneus mais modernos e adaptados aos veículos mais recentes – razão pela qual a Pirelli renovou toda a sua linha Cinturato e Scorpion em apenas dois anos, ao longo das três versões (verão, inverno e all season).

Embora, atualmente, haja uma maior utilização da simulação e realidade virtual, os testes físicos continuam sendo uma premissa da filosofia de desenvolvimento da Pirelli para validar o desempenho, e é por isso os campos de prova estão sendo mais utilizados. Além do Sottozero Centre, na Suécia, a Pirelli também conta com sua conhecida instalação Vizzola Ticino, perto de Milão, especializada em dirigibilidade em piso molhado há mais de meio século, além do novo Circuito Panamericano no Brasil: atualmente o maior complexo multipistas de toda a América Latina.

Pirelli Sottozero Centre

O campo de provas Sottozero Centre da Pirelli, em Flurheden, cerca de 900 quilômetros ao norte de Estocolmo, cobre uma área de 120 hectares, com 250.000 metros quadrados dedicados a circuitos e 1.300 metros quadrados de edifícios. O centro foi inaugurado em 2017 e expandido um ano depois. O layout atual inclui circuitos de dirigibilidade, uma área de teste aberta e faixas com inclinações de até 20%. Um circuito de dirigibilidade seco e molhado foi construído para uso no verão, cada um com 1.200 metros de extensão, e há também uma reta de 400 metros para testar tanto a frenagem em pista seca quanto em molhada. Os edifícios incluem espaços dedicados para oficinas e escritórios, com instalações que também contam com uma tradicional sauna no estilo nórdico.

A variedade de instalações de teste disponíveis no Pirelli Sottozero Centre permite que os pneus sejam desenvolvidos para cada tipo diferente de carro – e agora em qualquer época do ano. Além disso, graças a estrutura de carregamento disponível e a variedade de testes que podem ser realizados, o campo de provas de Flurheden também é adequado para o desenvolvimento de pneus para a última geração de híbridos plug-in ou carros completamente elétricos. Entre os fabricantes que recentemente usaram as instalações suecas para testar os produtos de inverno da Pirelli está a empresa croata Rimac, que testou os novos pneus de inverno para seu hipercarro elétrico mais recente, o Nevera.