Pneus  24/02/2025 | Por: BORRACHA ATUAL

PNEUS

GOODYEAR e ZF monitoram pneus em tempo real

Pneumática também avança na segurança veicular ao integrar tecnologia de inteligência em pneus com o sistema de frenagem AEB


A Goodyear, fabricante global de pneus para aviação, automóveis, vans, picapes, SUV’s, caminhões e ônibus e a ZF, empresa de tecnologia global que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e industriais firmam parceria estratégica no Brasil e unem suas capacidades em inovação. Essa parceria oferece soluções avançadas de gestão de frotas levando ao mercado nacional de caminhões, conhecimentos e investimentos em tecnologia, orientada por dados, oferecendo uma solução única e personalizada para operações mais eficientes e sustentáveis, combinando pneus, serviços e tecnologia; antecipando assim, a necessidade de seus clientes. A solução é composta pela instalação do SCALAR EVO Pulse e sensores nas rodas, onde é possível monitorar pressão, temperatura e localização dos pneus em tempo real.

1. Esses dados são enviados para uma plataforma web da Goodyear, a Goodyear Mobility Cloud, onde o gestor da frota poderá monitorar em tempo real os veículos e pneus conectados, sua pressão, temperatura de cada pneu e localização do veículo.

2. Caso existam alertas de perda de pressão (rápida ou lenta), variação da temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os profissionais indicados pela frota recebem os alertas por e-mail em tempo real.

3. Adicionalmente, a Goodyear inclui em sua proposta de valor, um acompanhamento humano nos alertas, visando auxiliar ativamente seus clientes na integração tecnologica e alavancar sua gestão de pneus, visando a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.

A redução dos custos com pneus é um beneficio direto, pois com a informação de um pneu rodando a uma pressão correta naquela operação, aumenta-se sua performance em quilometragem. Além do impacto positivo na conta de combustível, um dos maiores custos operacionais dos transportadores. Outros benefícios indiretos podem ser conseguidos como uma maior segurança ao transportar as cargas com pneus corretamente calibrados, o monitoramento das carretas em tempo real, acompanhamento da temperatura, identificando antecipadamente o superaquecimento do conjunto freio, roda e pneu, evitando a possibilidade de incêndio do pneu e o risco ao veiculo e carga; otimização do tempo dos profissionais de transporte no processo de checagem da pressão dos pneus antes de iniciar viagem, antecipação de potenciais situações não previstas nos pneus antes da saída ou no trajeto do transporte, captura do hodômetro da carreta baseado em GPS e evitar o risco de movimentação indesejada dos pneus durante a viagem.

A proposta apresentada pela Goodyear e pela ZF, facilita ainda mais o processo de transformação digital para frotas e transportadores, ao conectar múltiplos fluxos de dados a partir de uma solução única. Além disso, se o implemento possuir Sistema Eletrônico de Freio (EBS), um conjunto mais amplo de informações também poderá estar à disposição do gestor de frota, como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre muitas outras que apoiam sua operação com mais eficiência.

"A Goodyear realizou pesquisas no Brasil para validar o impacto da tecnologia e da agenda preventiva e corretiva na performance dos pneus, com isso, encontramos uma média de 13% de aumento de performance de quilometragem nos pneus do teste de tais pesquisas, além de garantir que os pneus rodaram com a pressão e temperatura corretas, impactando positivamente na preservação da carcaça e, consequentemente, aumentando a vida do pneu também após o processo de recapagem", afirma Fernanda Baré, gerente sênior de serviços & soluções da Goodyear do Brasil. "Observando a necessidade dos clientes, a Goodyear e a ZF elaboraram esta proposta de valor – Goodyear TPMS PLUS, que permite aos clientes o ganho financeiro e demais benefícios indiretos. Além disso, a solução reforça o compromisso com a sustentabilidade, tema cada vez mais central nas operações logísticas modernas", finaliza a executiva.

"A parceria que estreia entre a ZF e a Goodyear no Brasil une a experiência automotiva e digital de duas das maiores empresas em seus setores, gerando valor aos frotistas em segurança e rentabilidade. A robusta engenharia automotiva da ZF, aliada ao amplo conhecimento sobre o universo dos pneus por parte da Goodyear, garantem uma oferta totalmente integrada e voltada à necessidade dos clientes frotistas", disse Mauricio Ziemann Paguaga, gerente sênior da linha de negócios de soluções digitais e industriais da ZF Aftermarket América do Sul. "A ZF possui um know-how de engenharia automotiva de mais de um século de atuação. Trazemos esse conhecimento técnico e de qualidade para nossos produtos, o que significa que eles são idealizados e desenvolvidos de acordo com as rigorosas necessidades de aplicações automotivas", complementa o executivo.

Tecnologia apresentada na CES 2025 antecipa conceitos de segurança veicular

A Goodyear em parceria com a empresa holandesa TNO, anunciou um avanço significativo nos sistemas de segurança veicular, durante a CES 2025, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, nos EUA, agora em janeiro. A integração da tecnologia de inteligência em pneus com o sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB, na sigla em inglês) demonstrou seu potencial para minimizar acidentes, especialmente em condições climáticas adversas.

Aproveitando o sucesso da integração da inteligência em pneus aos sistemas de freios ABS, apresentada na CES 2024 pela Goodyear e pela TNO, o projeto anunciado este ano destaca a importância do monitoramento de dados dos pneus no avanço dos sistemas de segurança automotiva. O sistema de frenagem automática de emergência (AEB), projetado para prevenir ou reduzir colisões ao parar automaticamente um veículo quando detecta risco de colisão, é um componente-chave na indústria automotiva. Enquanto os sistemas atuais são ajustados para superfícies de alta fricção, como asfalto seco, o sistema Goodyear SightLine pode ajudar o AEB a funcionar de forma eficaz em uma gama mais ampla de ambientes de condução, incluindo superfícies de baixa fricção, como estradas molhadas ou com gelo. Por meio do contato com a estrada, a inteligência dos pneus podem fornecer ao AEB informações mais detalhadas sobre as condições reais dos pneus e da estrada, permitindo decisões mais inteligentes e precisas.

"A segurança é um pilar fundamental do compromisso da Goodyear com a inovação", afirma Chris Helsel, Vice-presidente Sênior e Diretor de Tecnologia da Goodyear. "Ao fornecer informações críticas sobre as condições dos pneus e da estrada aos sistemas AEB, estamos ajudando os fabricantes de equipamentos originais e seus clientes a avançar significativamente em segurança. Essa tecnologia não apenas atende à Norma Federal de Segurança de Veículos Motorizados imposta pela National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos) para 2029, mas também desempenhará um papel crucial na condução automatizada, oferecendo uma solução de segurança abrangente em todos os momentos".

Testes recentes em estradas molhadas indicam que um sistema AEB aprimorado, que incorpora a tecnologia Goodyear SightLine, tem o potencial de mitigar impactos em velocidades de até 80 km/h ao ativar a frenagem mais cedo. De maneira geral, a integração do AEB com os dados das condições dos pneus e da estrada fornecidos pelo SightLine ajuda a garantir um maior
desempenho em diversos cenários e permite ao AEB ativar a frenagem com antecedência . "A TNO está dedicada a melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade dos veículos", afirma Martijn Stamm, Diretor de Marketing da Unidade de Mobilidade e Ambiente Construído da TNO. "Nossa colaboração com a Goodyear tem como objetivo prever a distância de frenagem de um veículo em mais condições, como asfalto seco e molhado, além de ativar o AEB oportunamente para reduzir acidentes e, em última instância, salvar vidas. Esse conhecimento é um fator-chave para a introdução segura de níveis mais altos de automação."

O sistema AEB atua na condução automatizada e oferece soluções de segurança. Esse avanço posiciona a Goodyear e seus parceiros como líderes na entrega de soluções de segurança avançadas para atender e superar os requisitos regulatórios. À medida que os principais fabricantes de equipamentos originais e fornecedores se preparam para o mandato de AEB de 2029, a
integração do SightLine pode oferecer uma vantagem competitiva na corrida por construir veículos mais seguros e inteligentes.