Sustentabilidade  25/03/2024 | Por: Redação

Indústria química

Contraforte com biomassa da Artecola Carbono Neutro amplia performance

Novo produto tem matéria-prima de fonte renovável (fibras vegetais) oriunda da economia circular pós-indústria


Biomassa na composição, menor espessura e melhor performance para calçados esportivos. Estas são apenas algumas das vantagens do novo Ecofibra Sport, contraforte que a Artecola lançou na Fimec 2024. O material é aplicado na estruturação de calçados, especialmente os esportivos, que exigem elevada armação. A feira foi realizada em Novo Hamburgo, RS, e destacou inovações em componentes, couros e máquinas para a indústria calçadista. O estande valorizou a condição recém-alcançada de Empresa Carbono Neutro. 

O novo produto é um exemplo da sustentabilidade praticada na Artecola. A biomassa é um material de fonte renovável (fibras vegetais) oriundo da economia circular pós-indústria. Já o polímero de base petroquímica que completa a formulação é amplamente conhecido por ter características de biodegrabilidade. O resultado dessa combinação é um contraforte com benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de técnicos. “Investimos em projetos sustentáveis há mais de 40 anos. Buscamos liderar a mudança tecnológica com materiais que priorizam a Economia Circular e a visão ESG”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

O contraforte foi criado a partir de uma tecnologia que a Artecola oferece com exclusividade ao mercado: a extrusão de termoplásticos com fibras naturais. Aplicada no Ecofibra Sport, garante redução em 30% no consumo de matéria-prima petroquímica não renovável (substituída pela biomassa) e transformação de resíduos em um novo produto (se tornam matéria-prima). Essa prática se alinha ao conceito da Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos. “O objetivo é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso e regenera sistemas naturais”, explica o Presidente.

O Ecofibra Sport apresenta todas estas características e ainda soma outras vantagens ambientais: usa menos material (a espessura cai de 1,5mm para 0,85mm) por sua elevada performance mecânica, é 100% reciclável, possui baixa temperatura de aplicação (menor gasto de energia para o cliente), tem peso 44% menor e permite eliminar a etapa de chanfro (redução de processo).

O novo contraforte também reúne vantagens no âmbito social: incentiva a reciclagem e elimina a necessidade de adesivos adicionais (menos VOC’s), com importante ganho de saúde e segurança a quem trabalham na produção. No aspecto econômico, permite aumentar a participação da Artecola no segmento de calçados esportivos e apresenta excelente relação custo x benefício ao cliente. Os atributos se alinham ao conceito ESG (Ambiental/Social/Governança).