Automotivo  26/03/2024 | Por: Redação

Semana Santa

Cuide de seu carro antes de pegar a estrada no feriadão

Nove dicas essenciais para evitar qualquer tipo de problema antes e durante o percurso


A Semana Santa está aí, e é o último feriado prolongado do semestre. Portanto, é importante para quem quer pegar estrada com seu carro fazer a manutenção preventiva do. Aqui, seguem nove dicas preciosas:

1- Faça as manutenções com um mecânico de confiança: antes viajar, o motorista deve levar o carro a um mecânico de confiança para uma revisão completa que inclui a checagem de fluidos, freios, pneus e demais componentes vitais;

2- Leve em conta a quilometragem planejada: antecipe a manutenção de componentes críticos do veículo realizando a substituição de peças desgastadas, especialmente se estiver planejando uma viagem de longa distância;

3- Verifique o marcador de combustível: evite imprevistos na estrada assegurando que o marcador esteja funcionando corretamente. Parar por falta de combustível gera inconvenientes e pode resultar em infrações de trânsito.

4-Além de fazer a manutenção antes da viagem, o condutor deve investigar sinais que indicam eventuais falhas no veículo. Irregularidades no desempenho, ruídos fora do comum e ativação de luzes de alerta no painel são sinais que demandam cuidado especial, pois podem apontar para um funcionamento inadequado. 
“A manutenção do veículo acaba sendo, muitas vezes, negligenciada ao longo do ano. No entanto, feriados prolongados podem ser encarados como uma oportunidade de se certificar que o carro está dentro dos conformes antes da próxima viagem”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.“Para a viagem ser a mais tranquila possível, é fundamental manter em dia alguns componentes essenciais para a segurança e a boa performance do automóvel, como as velas, cabos e bobinas de ignição, sensores de nível de combustível, temperatura e velocidade e o sistema ABS”, afirma Mori.

5– Desgaste dos pneus: verifique as condições de uso dos pneus por meio do indicador de desgaste TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus antes de viajar, incluindo o estepe.

6 – Sistema de freios: é extremamente importante garantir que os freios estejam funcionando bem antes de dirigir, principalmente em vias de alta velocidade. Durante a revisão do veículo, lembre-se de incluir os componentes do sistema de freios. 

7 – Sistema elétrico: cheque o funcionamento dos faróis, luz de ré, pisca-alerta e faróis alto e baixo. As luzes auxiliam na comunicação com outros motoristas, portanto, são essenciais para a segurança de todos no trânsito.

8 – Componentes de segurança: esteja precavido para possíveis imprevistos durante a viagem. Para isso, verifique se a borracha dos limpadores de para-brisa não está ressecada e se o macaco, chave de roda e triângulo estão em boas condições. Caso encontre alguma irregularidade, substitua imediatamente o produto com defeito.

9 – Se beber, não dirija! – Dirigir sob efeito de bebida alcoólica é uma prática proibida por lei, conforme o Código de Trânsito Brasileiro – Lei Nº9.503. Quem comete essa infração recebe multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, resultando no recolhimento da CNH. Não vale a pena!