Borracha  19/02/2024 | Por: Redação/ABTB

Sustentabilidade

Patagonia lança roupa sustentável feita de borracha natural

Marca de acessórios para surf apresenta linha Regulator, fabricado com Yulex.


A Patagônia, marca reconhecida por sua postura ambientalista no setor de produtos outdoor, deu um passo importante em direção à sustentabilidade no surf. A empresa lançou recentemente seu primeiro programa de reciclagem de roupas de borracha, além de apresentar o mais recente modelo da linha Regulator, fabricado com Yulex, uma borracha natural.

Em resposta às crescentes preocupações éticas relacionadas à produção de neoprene, a marca tem desempenhado um papel importante desde 2012, quando começou a fabricar trajes "livres de neoprene". Os trajes Regulator, resultado de uma colaboração entre as equipes internas de reparo e design da Patagônia, destacam-se pela sua durabilidade aprimorada, alcançada pela eliminação de costuras em áreas de alta tensão e frequentemente reparadas.

O programa de reciclagem da marca oferece uma solução ambientalmente responsável para o descarte de roupas de borracha antigas. Wetsuits usados podem ser enviados à Patagônia e transformados em pigmentos pretos para a fabricação de novos trajes e mochilas. Essa tecnologia, em desenvolvimento há seis anos, representa um avanço significativo na gestão do ciclo de vida do vestuário de surf.

O Gerente de Linha de Produtos da Patagonia, Hub Hubbard, ressalta a singularidade desse processo, comparando-o a um ciclo de reciclagem infinito. “Você pode usar um traje de Yulex antigo como ingrediente para fazer um novo traje, e esse ciclo pode se repetir indefinidamente. Além disso, pode ser utilizado para tingir todos os fios usados nas forrações dos trajes, mochilas, ou qualquer coisa. Simplificando, é como um bolo. Não dá para pegar um bolo velho e fazer um novo bolo, mas e se você puder transformar um bolo velho em farinha e usá-lo para assar um novo bolo? Isso é radical”, diz.