Em 14 de julho, o icônico Autódromo de Interlagos sediou o Campeonato Mundial de Endurance FIA-WEC pela terceira vez em sua história, após quase uma década desde a última edição. A Michelin foi a fornecedora oficial de pneus da prova e disponibilizou a linha MICHELIN Pilot Sport Endurance para os competidores.
Pilotos de 19 carros, colocados na pista por 9 importantes fabricantes de automóveis, percorreram as 15 curvas ao longo dos mais de 4,3 mil quilômetros em um espírito de descoberta, tal como em Lusail (Qatar) ou em Ímola (Itália) na primeira parte da temporada.
A preparação da Michelin Motorsport foi semelhante à das equipes de corrida, com a análise detalhada dos dados disponíveis sobre a pista. "Desde o início da temporada, nossos pneus têm apresentado um elevado nível de desempenho em qualquer tipo de circuito. Nossos simuladores permitiram perceber o que enfrentávamos: uma pista exigente, que não deixa tréguas aos pilotos e aos pneus. Interlagos é um circuito físico que conecta curvas em diferentes velocidades e com uma curva acentuada que alguns comparam ao Raidillon de l'Eau Rouge em Spa-Francorchamps. Dependendo do setor, a carga sobre os pneus será mais ou menos elevada e a sucessão de curvas para a direita das curvas 6 a 8 irá sobrecarregar os pneus do lado esquerdo. No entanto, não notamos qualquer alerta particular durante os nossos exercícios preparatórios. Nossos pneus foram feitos para suportar este tipo de stress e para oferecer desempenho a longo prazo em temperaturas muito amplas", explica Pierre Alves, Gerente de Competições de Motorsport da Michelin.
Para a empresa, o automobilismo funciona como um acelerador tecnológico. As condições extremas inerentes ao esporte proporcionam a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, criar e acelerar o desenvolvimento de soluções.
Dessa forma, a Michelin promove a sua campanha #WeRaceForChange com o objetivo de explicar como o motorsport contribui para a inovação e é vetor de mudança na maneira como o mundo se movimenta. As competições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma estratégia baseada no progresso tecnológico.
Para o grande retorno do World Endurance ao circuito de Interlagos, os competidores da categoria Hypercar se beneficiaram dos pneus MICHELIN Pilot Sport Endurance com dois tipos distintos de compostos slick:
- Médio (medium): mistura versátil para terrenos secos;
Duro (hard): para as temperaturas mais altas do solo, caso os termômetros subam, mesmo no inverno.
Toyota Gazoo Racing foi a grande vencedora
A Rolex 6 Horas de São Paulo alcançou o ápice de um fim de semana marcante para a temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Interlagos foi palco de um domingo de sol e de um triunfo consagrador para a Toyota Gazoo Racing. No cenário da primeira vitória da fabricante japonesa na categoria, há 12 anos, Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley cruzaram a linha de chegada na frente com o GR010 – Hybrid #8, faturando assim o primeiro lugar da tripulação no ano. O cenário só não foi perfeito para a Toyota porque o carro #7, pilotado por Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway apresentou um problema na bomba de combustível e perdeu a chance de lutar pelo primeiro lugar. Mesmo assim, o trio finalizou em quarto após ter caído para 18º.
O dia foi de glória também para a Manthey Pure Rxcing, que conquistou sua segunda vitória na temporada na classe LMGT3, repetindo o feito obtido na Qatar Airways 1812 Km do Qatar, prova que abriu o calendário. A bordo do Porsche 911 GT3 R #92, o trio formado por Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malikhin dominou boa parte da prova, sobretudo depois de ver o abandono da Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames por conta de um vazamento de água. Quem também teve motivos para comemorar foi o brasileiro Nicolas Costa, que ao lado dos companheiros de equipe James Cottingham e Grégoire Saucy conquistou o quarto lugar na classe com a McLaren 720S Evo #59 da United Autosports.