O ERC (Campeonato Europeu de Rali FIA) vai para Karlstad, na Suécia, no fim de semana de 30 de maio a 1º de junho, para a terceira etapa da temporada, um dos eventos mais difíceis e icônicos do cenário mundial de rali. As características mais marcantes deste rali sueco são as altas velocidades e as superfícies muito escorregadias. Nos últimos dois anos, o campeão local, Oliver Solberg, sempre apoiado pela Pirelli, foi o primeiro colocado. No entanto, este ano, Solberg está ausente por conta de seus compromissos no WRC.
Além dos pilotos locais, há 33 participantes, incluindo Jon Armstrong ao volante de seu Ford e Jos Verstappen e Andrea Mabellini, ambos pilotando Skodas, todos equipados com pneus Pirelli.
“Todos os anos, o Rali da Escandinávia é puro espetáculo e não espero nada menos do que isso desta vez”, comentou Terenzio Testoni, Gerente de Atividades de Rali da Pirelli. “Como de costume, a rota é muito exigente, com terreno complicado e clima imprevisível, o que testa até mesmo os pilotos mais experientes. Nossas equipes poderão contar com uma gama de pneus Scorpion que, mesmo nessas superfícies, sempre provaram que funcionam bem e são confiáveis.”
O rali é disputado em 17 etapas especiais, totalizando 185 quilômetros cronometrados. Os pilotos da Pirelli podem contar com três versões da linha Scorpion para cascalho: o K4A duro, o K6A macio, o pneu principal para esse evento, e o K8B supermacio. De acordo com as regras, cada equipe pode utilizar até 16 pneus, incluindo os escolhidos para a classificação.