A 10ª edição do Seminário de Manufatura, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, acontece no próximo dia 25 de setembro, no campus da Universidade Paulista (UNIP), unidade da Vila Clementino, em São Paulo, e traz o tema “COP30 e o papel da manufatura no novo cenário automotivo brasileiro” para ser debatido entre os executivos e técnicos da indústria automobilística nacional.
Organizado por Carlos Sakuramoto (GM), Anderson Borille (ITA), Fernando Villela (Stellantis), Gustavo Bicalho (Stellantis), Angelo Neto (GM), Carolina Assumpção (DENSO) e Mariana Passos (Renault), o evento será aberto oficialmente por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, seguido por Fernando Villela, que fará a introdução ao seminário, por Carlos Sakuramoto e Anderson Borille, que conduzirão a apresentação do 6º Desafio de IA e IoT, e a entrega dos “Prêmio Destaque Novos Engenheiros”, a ser conduzida por Marcelo Massarani, professor da POLI/USP.
Na parte da manhã, o evento se desenvolve por meio quatro palestras, a começar com a de Jefferson Gomes, da CNI, com o tema “COP30”, seguida por “Verticalização da cadeia de suprimentos”, com Carlos Sakuramoto (GM), “Compartilhamento de operações fabris”, com Rodrigo Marino (Flextronics) e “Clusterização e parques de fornecedores”, com Leonardo Amaral (Stellantis). Ao final desse bloco de apresentações, haverá uma sessão de perguntas e respostas, a ser conduzida por Mariana Passos (Renault).
No período da tarde, além do reconhecimento da premiação Destaque Novos Engenheiros, acontece a mesa redonda intitulada “Reconfiguração da cadeia de fornecimento global e efeito da tributação na descarbonização”, com a participação de Joel Vicente Ciapparini (CT Randon), Prof. Luiz Carlos Di Sério (FGV) e representantes das empresas Toyota e Bosch, com mediação do Prof. Marcelo Massarani.