Sustentabilidade  01/09/2025 | Por: Redação

Evento

COP30 entra na pauta do Seminário de Manufatura da AEA

Evento acontece no próximo dia 25 de setembro, no campus da Universidade Paulista (UNIP), unidade da Vila Clementino, em São Paulo.


A 10ª edição do Seminário de Manufatura, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, acontece no próximo dia 25 de setembro, no campus da Universidade Paulista (UNIP), unidade da Vila Clementino, em São Paulo, e traz o tema “COP30 e o papel da manufatura no novo cenário automotivo brasileiro” para ser debatido entre os executivos e técnicos da indústria automobilística nacional.

Organizado por Carlos Sakuramoto (GM), Anderson Borille (ITA), Fernando Villela (Stellantis), Gustavo Bicalho (Stellantis), Angelo Neto (GM), Carolina Assumpção (DENSO) e Mariana Passos (Renault), o evento será aberto oficialmente por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, seguido por Fernando Villela, que fará a introdução ao seminário, por Carlos Sakuramoto e Anderson Borille, que conduzirão a apresentação do 6º Desafio de IA e IoT, e a entrega dos “Prêmio Destaque Novos Engenheiros”, a ser conduzida por Marcelo Massarani, professor da POLI/USP.

Na parte da manhã, o evento se desenvolve por meio quatro palestras, a começar com a de Jefferson Gomes, da CNI, com o tema “COP30”, seguida por “Verticalização da cadeia de suprimentos”, com Carlos Sakuramoto (GM), “Compartilhamento de operações fabris”, com Rodrigo Marino (Flextronics) e “Clusterização e parques de fornecedores”, com Leonardo Amaral (Stellantis). Ao final desse bloco de apresentações, haverá uma sessão de perguntas e respostas, a ser conduzida por Mariana Passos (Renault).

No período da tarde, além do reconhecimento da premiação Destaque Novos Engenheiros, acontece a mesa redonda intitulada “Reconfiguração da cadeia de fornecimento global e efeito da tributação na descarbonização”, com a participação de Joel Vicente Ciapparini (CT Randon), Prof. Luiz Carlos Di Sério (FGV) e representantes das empresas Toyota e Bosch, com mediação do Prof. Marcelo Massarani.