Resultados da quinta edição da pesquisa "Diversidade e ESG no Setor Automotivo", realizada pelo portal Automotive Business, apontam que a participação das mulheres no setor é de 24%, representando o maior índice dos últimos sete anos. A pesquisa também apontou o aumento do número de empresas que passaram a destinar orçamento específico para ações de diversidade e inclusão — de 65% para 81%. Quando o tema é ESG, 71% das empresas afirmam já contar com uma agenda estruturada, com objetivos estratégicos e metas bem definidas.
O estudo é realizado anualmente pela Automotive Business, plataforma de conteúdo voltada a profissionais que buscam construir novas respostas para o setor automotivo e de mobilidade. O levantamento contou com a participação de quase 400 empresas que responderam aos questionários.
"Os dados da pesquisa apontam os caminhos a serem seguidos para que o setor promova um ambiente de trabalho mais plural, com igualdade de condições para que todos os colaboradores tenham oportunidades para desenvolver e aprimorar suas habilidades e competências", afirma a CEO de Automotive Business, Paula Braga. "Esse é um passo fundamental para impulsionar a inovação, a competitividade e a sustentabilidade nas empresas do setor automotivo", completa a editora-chefe de Automotive Business, Giovanna Riato.