Economia  28/07/2025 | Por: redação

ABICALÇADOS

Missão Chile deve gerar mais de R$ 8 milhões a calçadistas

Evento ocorreu em Santiago nos dias 23 e 24 de julho e contou com showroom de 23 marcas


A primeira edição da Missão Comercial ao Chile, realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), surpreendeu positivamente. As 23 marcas participantes reportaram que os negócios gerados, somando os realizados in loco e os alinhavados no evento, devem gerar mais de R$ 8,3 milhões (US$ 1,507 milhão). A Missão foi realizada em Santiago nos dias 23 e 24 de julho e contou com showroom das marcas. 

Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, conta que, in loco, foram comercializados 9,5 mil pares de calçados, o que gerou imediatamente mais de R$ 1 milhão (US$ 187,4 mil). “Mas, o que mais surpreendeu foi a expectativa positiva de negócios que devem ocorrer nos próximos meses. As empresas participantes reportam que ficaram alinhavadas vendas de mais 89 mil pares”, conta. “O primeiro evento foi muito bem recebido pelos compradores chilenos, todos destacaram a qualidade do produtos brasileiro como um diferencial e solicitaram para seguirmos trazendo novidades por meio de eventos no mercado, pois entendem o Brasil como um potencial fornecedor, pela qualidade e facilidade logística, já que está geograficamente mais próximo do que fornecedores de outros países, como os asiáticos, por exemplo”, conclui. 

Mercado-alvo do Brazilian Footwear, o Chile foi o oitavo principal destino do calçado brasileiro no ano passado, com potencial de crescimento devido à sua situação econômica - nos primeiros quatro meses de 2025, o varejo local de calçados cresceu mais de 10% em relação a 2024, enquanto as importações aumentaram 21%.