Em encontro realizado na sede do Parque Tecnológico Firjan SENAI SESI, no Rio de Janeiro, no dia 21 de julho, a Abiquim e a Firjan SENAI assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de impulsionar uma agenda estratégica voltada à inovação, sustentabilidade e competitividade da indústria química brasileira, com destaque para projetos de biossintéticos e uso de matérias primas renováveis. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), responsável por fomentar projetos de PD&I junto a Institutos de Inovação credenciados, facilitando o acesso da indústria a soluções tecnológicas estratégicas.
De acordo com o presidente executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, a parceria com a Firjan SENAI é fundamental para impulsionar a inovação tecnológica e acelerar a transição da indústria química do Brasil rumo à sustentabilidade. “O grande desafio atual é aumentar o uso de matérias primas renováveis e circulares na produção química nacional. Assumimos o compromisso, no âmbito da Nova Indústria Brasil, de praticamente duplicar a presença dessas matérias-primas na matriz produtiva de bens químicos do país.”
Passos enfatizou ainda que a Firjan SENAI conta com uma tradição de mais de uma década na construção de projetos de inovação na indústria química, especialmente através dos Institutos de Inovação, que desempenham papel estratégico. “Nossa parceria será essencial para apresentar produtos e projetos que viabilizem a expertise e a capacidade estratégica do setor. Com essa união de esforços, a expectativa é criar um programa de inovação que coloque a indústria química brasileira no caminho de uma produção mais sustentável.”
Já Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, ressaltou que o objetivo é integrar os Institutos SENAI de Inovação com suas competências para atender às demandas crescentes da indústria química e enfrentar desafios significativos. Ele destacou a relevância da cooperação em temas como descarbonização e insumos renováveis, e afirmou que a iniciativa contribuirá para o fortalecimento da inovação industrial no Rio de Janeiro e para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado.
Participaram ainda do encontro, Yhebert Gouveia Afonso, vice-presidente de Operações e Conformidade, e Carolina Sartori, assessora de Sustentabilidade – ambos da Abiquim; Alexandre dos Reis, diretor executivo, e Antônio Augusto Fidalgo Neto, gerente em Pesquisa, Aplicações em Química, Biologia e Saúde, ambos da Firjan SENAI SESI; e Marcelo Prim, diretor de Operações da Embrapii.