Colunista: Antonio Carlos Spalletta - 09/10/2019

MUvuca


Imagine morar em um mundo aonde 65% das crianças que estudam no ensino fundamental irão trabalhar em empregos que ainda não existem. Imagine um mundo aonde sua pizza chega voando e o taxi chega sem um motorista humano. Dinheiro não se usa mais. Somente dinheiro virtual. Este mundo de sonhos já existe e está sendo implantado. Podemos afirmar que é uma revolução tecnológica onde nada será como antes e tudo poderá ser reformulado. É o mundo VUCA, sigla em inglês que significa Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). Neste novo mundo as ideias surgem a cada momento, conceitos são refeitos e as relações interpessoais podem parecer estranhas.

No Brasil, poderemos usar nossa criatividade e criar a MUVUCA, nosso jeitinho de adaptar as tendências internacionais e criar uma realidade bem brasileira. As mudanças externas serão centradas em tecnologia, mundo virtual e robótica, deixando pouco espaço para quem não tiver uma educação de qualidade, liberdade econômica, segurança jurídica e centros de inovação. O Brasil tem que aproveitar este momento de mudanças e investir em tecnologia e em mão de obra especializada para não perder seu espaço no mundo digital.

Nesta edição, com muito orgulho, o Prêmio TOPRUBBER revelou as empresas e profissionais que se destacaram no mundo da borracha e que enfrentaram com muita coragem os desafios do atual momento econômico. O mercado seleciona os melhores e os sobreviventes estarão mais fortes e preparados para o que está por vir, desde que sejam rápidos. Vamos juntos. 

Boa leitura, meus amigos!