Indústria química - 18/10/2019

Chem-Trend lança portfólio completo para transformar a fabricação de solas

Empresa apresenta duas soluções específicas para solas em borracha e EVA que aprimoram a eficiência na produção


A Chem-Trend, empresa do Grupo Freudenberg que fornece especialidades químicas de processo com valor agregado, como agentes desmoldantes, agentes de purga e outros produtos auxiliares de moldagem, apresenta ao mercado um portfólio completo para a indústria de Calçados, especificamente destinado a fabricantes de solas que buscam por maneiras inovadoras de aumentar a eficiência na produção.

A empresa, que tem produzido agentes desmoldantes de ponta para solas de sapato por décadas, é considerada uma das mais confiáveis em todo o mundo pelas marcas de calçados. Agora, anuncia duas novas soluções específicas para este segmento, desenvolvidas para fabricantes que utilizam materiais de borracha ou EVA e estão procurando por maneiras simples e efetivas de aprimorar a eficiência na produção e qualidade geral de seus produtos.

Mono-Coat® para solas de borracha

O novo agente desmoldante Mono-Coat® para solas de borracha foi desenvolvido para minimizar um dos desafios mais comuns enfrentados pelos fabricantes atualmente – a desmoldagem imprópria do material. Testes realizados em itens atualmente no mercado comprovaram tanto ganhos de produtividade como reduções drásticas nas taxas de desperdício de material, alcançados a partir de aplicação e uso corretos do produto recomendado.

Os atributos do Mono-Coat® e as descobertas a partir de testes e do uso incluem:

●     Formulação semipermanente;

●     Composto à base de água;

●     Aprimora a eficiência na desmoldagem, reduzindo o tempo do ciclo de produção;

●     Alta durabilidade, permitindo uma quantidade maior de ciclos antes da reaplicação;

●     Diminui as obstruções no molde, reduzindo a quantidade de limpezas;

●     Baixa transferência de resíduos do molde para a peça, diminuendo problemas com adesão.

●     Completamente aplicável em processos de alta automação, como a moldagem por injeção rotativa.

Novas soluções para solas em EVA (Acetato de Vinila)

Para atender crescentes problemas de adesão na indústria de Calçados, a Chem-Trend também traz o novo agente desmoldante à base de água para a fabricação de solas em EVA (Acetato de Vinila). A solução contribui para uma melhora significativa nos problemas de adesão de peças moldadas em relação a outros produtos disponíveis no mercado atualmente. Os atributos e descobertas a partir do uso incluem:

●     Composto à base de água;

●     Capacidade de diluição de até 1:100 em água;

●     Diminui as obstruções no molde, reduzindo a quantidade de limpezas;

●     Reduz significativamente os problemas de adesão e a taxa de desperdício;

“As novas soluções para solas de sapato representam o que há de última geração em tecnologia e qualidade do que a Chem-Trend pode oferecer para o avanço e o crescimento de uma indústria de Calçados que está em constante transformação”, comenta Gustavo Frenhani, Gerente de Tecnologia da empresa. “Procuramos oferecer aos fabricantes de calçados toda a vantagem possível. E continuaremos a dar grandes saltos em termos de inovação, em prol de nossos clientes e consumidores”, completa.

A área de Pesquisa & Desenvolvimento da Chem-Trend vai além do uso de materiais como borracha e EVA. Mesmo no caso da produção de solas de sapato em poliuretano, a empresa também oferece soluções desmoldantes para fabricantes que necessitam de agilidade e qualidade no processo de produção. Mais informações em https://br.chemtrend.com/.