Economia  29/04/2024 | Por: Redação

Indústria química

Frente Parlamentar da Química visita Polo Petroquímico de Cubatão

Parlamentares e autoridades públicas locais conheceram as instalações e novidades de três grandes empresas: Yara, Braskem e Unipar.


A Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) e o Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IdQ) realizaram no dia 25 de abril uma visita ao Polo Petroquímico de Cubatão (SP). Parlamentares e autoridades públicas locais conheceram as instalações e novidades de três grandes empresas: Yara, Braskem e Unipar.

A visita começou pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas. A empresa atua em Cubatão com soluções industriais em uma vasta gama de produtos. O nitrogênio está na base de quase todos. Com cerca de 1.000 colaboradores, conta com três sites e 18 plantas em Cubatão. É o terceiro maior empregador da cidade. O Complexo de Cubatão da Yara é o maior consumidor de gás natural do Estado de São Paulo, principal produtor de Amônia no Estado e de Nitrato de Amônio no País. Produz amônia com emissões de carbono significativamente mais baixas.

Na Braskem, os visitantes foram apresentados a uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, visitando partes de suas instalações como manutenção, armazém
e o centro de controle operacional. “Durante o tour, os participantes tiveram a oportunidade de entender a importância estratégica do Polo Petroquímico de Cubatão na geração de empregos, renda, desenvolvimento socioeconômico e arrecadação de tributos, bem como a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias avançadas presentes no Polo”, destaca Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Na Unipar, o visitante conheceu a empresa líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, que gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e atendendo setores essenciais da indústria. Com 60 anos de história, a fábrica de Cubatão da Unipar vem contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento da região. Comprometida com o crescimento sustentável, a Unipar realiza investimentos sociais para promover o desenvolvimento humano com iniciativas em cultura, educação, esporte, ações sociais e ambientais, além do acesso ao saneamento. A companhia mantém diálogo constante com as comunidades locais, por meio de seu CCC (Conselho Comunitário Consultivo) e do Programa Fábrica Aberta, pioneiro na indústria, que já recebeu mais de 128 mil visitantes desde sua criação, em 1985. "Nossa atuação vai além da produção ao participarmos do desenvolvimento econômico, social e ambiental de um polo industrial essencial para a economia do país. É nosso compromisso promover esse ciclo virtuoso de crescimento e sustentabilidade na região", afirma Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.