RH - 12/02/2021

Grupo Solvay adota globalmente licença parental de 16 semanas

A nova política da empresa abrange licença maternidade, paternidade e de adoção, independentemente de gênero ou orientação sexual do empregado


Como um passo importante para fortalecer a igualdade de gênero dentro da companhia, o Grupo Solvay está ampliando em nível mundial as licenças maternidade e paternidade para 16 semanas. A empresa atua em 64 países e emprega diretamente 24 mil pessoas. O benefício está disponível para os empregados coparentais (adultos responsáveis por crianças), independentemente do gênero ou orientação sexual, além de incluir os pais que adotam filhos. O coparental empregado pela Solvay receberá 100% de seu salário durante o período de licença.

"Para ajudar as mulheres a chegar ao topo, vamos dar aos seus cônjuges a oportunidade de apoiá-las durante uma das principais etapas da vida familiar", afirma a CEO da Solvay, Ilham Kadri. "Graças ao nosso diálogo social construtivo, estamos colocando a empresa na linha de frente em termos de inclusão, diversidade e de qualidade de vida. Ainda não chegamos lá, mas estamos dando grandes passos. Trata-se de promover a diversidade de gênero e uma melhor inclusão de todos os pais, independentemente de gênero ou orientação sexual", acrescenta Ilham Kadri.

"Estou imensamente orgulhoso desta iniciativa, que fará muito para promover a diversidade, a inclusão e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal", diz Hervé Tiberghien, Chief People Officer do Grupo Solvay. "Queremos que a Solvay seja um lugar onde os funcionários possam estar por inteiro no trabalho; onde todos devem sentir que podem ser pais dedicados e funcionários valiosos - que podem equilibrar seu trabalho e seus compromissos familiares. Nós realmente acreditamos que impactar positivamente a vida dos funcionários irá ajudá-los a estar 'no seu melhor'", afirma.

A nova política faz parte do portfólio de benefícios Solvay Cares, implementado pela empresa dentro das metas estabelecidas pelo programa Solvay One Planet, que envolve temas ligados à Sustentabilidade, Negócios e Pessoas na empresa. O programa Solvay Cares fornece uma rede de segurança com um nível mínimo de cobertura de benefícios sociais de saúde, licença por invalidez, licença maternidade, licença paternidade, licença por adoção e seguro de vida.

 Os benefícios oferecidos pelo Solvay Cares em muitos casos ultrapassam o nível de benefícios já existentes em muitos países onde a empresa tem atuação. Esse é o caso, por exemplo, da política de licença paternidade aplicada no Brasil até o ano passado. "O sucesso da organização depende das pessoas. E o nosso compromisso como líderes da empresa é desenvolver e aplicar políticas que valorizem os nossos empregados em todos os locais onde o Grupo está presente", diz Fernanda Zanetti, head de Recursos Humanos do Grupo Solvay na América Latina.