Indústria automotiva - 14/01/2021

Ford encerra produção no Brasil

Montadora anunciou fechamento das fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) e a demissão de mais de 5 mil funcionários, no Brasil e também na Argentina.


A Ford Brasil anunciou no dia 11 de janeiro que encerrará sua produção nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante 2021. O principal motivo são as perdas que a pandemia de Covid-19 causou à empresa no país,resultando na ampliação da capacidade ociosa da indústria e na redução das vendas, que já vinham ocorrendo há alguns anos.

No total, mais de 5 mil funcionários serão demitidos - no Brasil e também na Argentina. O plano de indenização está sendo discutido com sindicatos. 

A Ford Motor Company anunciou também que atenderá os consumidores na América do Sul importando da Argentina, Uruguai e outros mercados, veículos de seu portfólio, especialmente SUVs, picapes e veículos comerciais. Entre estes, estão garantidos a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, além de futuros modelos conectados e eletrificados. A montadora promete manter assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. Também deverá manter o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.