Gente - 23/10/2020

Negócios de Care Chemicals e Químicos de Performance da BASF têm novas vice-presidentes

Priscila Souza Camara assumiu a vice-presidência de Care Chemicals para a América do Sul, enquanto Tatiana Kalman, agora é vice-presidente sênior de Químicos de Performance para as Américas


Em recentes mudanças nas lideranças de negócios da BASF, Priscila Souza Camara assumiu a vice-presidência de Care Chemicals para a América do Sul, substituindo Tatiana Kalman, que se tornou vice-presidente sênior de Químicos de Performance para as Américas. A divisão de negócios liderada por Tatiana, também tem novo diretor para a América do Sul, Fabricio Soto. A economista Tatiana, que começou na BASF como trainee há quase 20 anos, assume o negócio de Químicos de Performance para as Américas, comandando dos Estados Unidos a divisão que inclui as unidades de negócios de Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes, Mineração, Aditivos para Plásticos e Soluções para Petróleo. 

“O ano de 2020 está sendo extremamente desafiador, porém seguimos com foco total no cliente. Criatividade e agilidade de adaptação são duas características que desenvolvemos muito ao longo destes últimos meses e nos ajudarão ainda mais a capturar as muitas oportunidades que os mercados de Químicos de Performance apresentam. A BASF está preparada para inovar em conjunto com nossos clientes e seguir na jornada de sustentabilidade”, afirma Tatiana. Priscila Camara, engenheira química, também começou na BASF como trainee há mais de 22 anos, e trabalhou durante três anos e meio na sede da companhia em Ludwigshafen, na Alemanha. Ela assume a divisão de Care Chemicals, que reúne os negócios de Personal Care, de ingredientes para produtos cosméticos, de skin care e filtros UV; Home Care e Institucional & Industrial, com insumos para a indústria de produtos de limpeza e de Tecnologia de Formulação, que inclui produtos de alta performance para formulações químicas, como surfactantes, emulsificantes e polímeros. 

“Os negócios de Care Chemicals têm tido uma relevância maior por conta do aumento com os cuidados com a limpeza doméstica, industrial, os produtos de higiene pessoal e para a produção de álcool em gel, por exemplo. Estamos atentos a novos desafios e oportunidades, contando com uma equipe coesa e inovadora”, comenta Priscila. O engenheiro químico Fabrício Soto, que agora é diretor de Químicos de Performance para a América do Sul, estava atuando como diretor de negócios de Home Care & Industrial Formulators há mais de quatro anos. Foi líder de projetos inovadores, como o trabalho com conceitos inaugurado pelo Cleannovation (cleaning + innovation), o lançamento da linha de Home Care de formulações semiprontas SolupratTM (solução + praticidade) e a implementação da linha LonateTM que atende ao mercado industrial de etanol. Também está há quase 20 anos na BASF, incluindo o período de três anos na BASF em Frankfurt, Alemanha.

A BASF tem a meta global de aumentar a proporção de mulheres em posições de liderança com responsabilidades disciplinares para 30% até 2030. Na América do Sul, a participação feminina em posições de liderança já superou essa marca, com 31,3% de líderes. Atualmente, mais de 30% do quadro de colaboradores na América do Sul é de mulheres, número relevante quando comparado com outras empresas do setor petroquímico.