Automotivo  30/04/2021 | Por: Redação

Setor automotivo

Caoa Montadora comemora 14 anos de produção em Anápolis

Mais de 320 mil veículos foram produzidos desde a inauguração da planta


Há 14 anos, a CAOA inaugurava em Anápolis (GO), com mais de 1,2 bilhões de investimentos próprios, a CAOA Montadora de Veículos, para a produção da camioneta Hyundai HR. Mais tarde passaram a sair das linhas de montagem o SUV Tucson, o caminhão leve HD78 e o IX35. Em 2016, a empresa iniciava a produção do SUV New Tucson no Brasil, modelo de sucesso internacional que chegou ao mercado nacional oferecendo conforto e confiabilidade, fazendo com que o Brasil fosse o único país a ter comercializado as três gerações da família ao mesmo tempo (Tucson, New Tucson e iX35).

Em 2017, iniciou a produção do caminhão leve HD80 e, com o início da cooperação estratégica entre a CAOA e a Chery, assinado em 2017, a planta da CAOA Montadora passou a produzir também os modernos SUVs da CAOA CHERY: Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.  Os SUVs da nova marca atingiram rapidamente um alto nível de satisfação de clientes e da mídia especializada, conquistando o exigente consumidor brasileiro.

Atualmente, a empresa emprega diretamente mais de 1,5 mil colaboradores, sendo que 92% desse total são da região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007, participando de todos os grandes marcos produtivos da fábrica. Além dos empregos diretos, a montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 115 mil veículos por ano.

Desde o início das suas operações, a CAOA Montadora investe constantemente em projetos inovadores. Uma das grandes preocupações sempre foi o cuidado com o meio ambiente e em 2013 a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos efluentes tratados para a irrigação de áreas verdes, nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável. Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva em 2 lagoas que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil m² de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável. Isso gerou uma economia que ultrapassa os 500 milhões de litros de água ao longo dos últimos anos.