Economia  24/09/2021 | Por: Redação

Setor calçadista

Feira calçadista italiana gera US$ 5,4 milhões para empresas nacionais

Micam Milano foi realizada entre 19 e 21 de setembro em Milão, na Itália


Com 18 marcas calçadistas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a feira italiana Micam Milano deve gerar mais de US$ 5,4 milhões entre negócios realizados e que ficaram alinhavados no evento. A mostra, ocorrida entre 19 e 21 de setembro em Milão, na Itália, marca a retomada mais consistente das exposições físicas na Europa.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que as expectativas das marcas foram superadas. “Mesmo com uma participação menor do que antes da pandemia, em função de algumas restrições que ainda persistem, o evento foi positivo e as marcas ficaram bastante satisfeitas com a possibilidade da retomada dos eventos físicos internacionais”, avalia. Segundo relatório da Abicalçados, foram realizados 245 contatos comerciais com compradores de todo o mundo, a maior parte deles de países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Os negócios in loco geraram mais de US$ 1 milhão, valor que deve ser elevado para US$ 5,4 milhões em função das negociações que ficaram alinhavadas durante a mostra.

O representante de exportação da Beira Rio, Fabiano Pizzato, ressalta que o estande teve bastante visitação qualificada, especialmente de clientes europeus. “Esta Micam marcou a retomada de trabalhos presenciais desde o início da pandemia e pudemos verificar um novo ânimo dos compradores com relação ao próximo ano”, destaca.

Participando pela primeira vez do evento italiano no espaço para novos talentos do mundo da moda calçadista, o Emerging Designers, a Ammabile aponta para a oportunidade de estar presente nesse “tempo de recomeço”. “Nossa participação foi muito especial. Pude notar o grande interesse do público presente por novas marcas e designers, o que nos deixou esperançosos. Foi uma ótima oportunidade para prospecção de clientes e networking”, avalia a diretora criativa da marca, Rafaela Zago.