Borracha  20/06/2022 | Por: Redação

Expobor 2022

“Moldando o Mundo de Amanhã” é o tema do 19º Congresso da ABTB

Evento vai focar em tendências, tecnologias e práticas do futuro, reunindo tecnologia e sustentabilidade


O 19º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, principal evento do setor no país organizado pela Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha,volta presencialmente e totalmente renovado em 2022, durante a EXPOBOR – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, maior feira de tecnologia, máquinas e artefatos de borracha da América Latina, realizada entre os dias 22 a 24 de junho, em São Paulo. Com o tema “Moldando o Mundo de Amanhã”, o evento traz como novidade nesta edição, o foco nas tendências, tecnologias e práticas do futuro, reunindo tecnologia e sustentabilidade

Para dar luz a essas práticas, o evento reunirá palestrantes brasileiros, estrangeiros – vindos da Itália, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos e Argentina, além de convidados especiais, para debater sobre o que de melhor, mais recente e as novidades de produção técnica do setor. “A ABTB vem desenvolvendo para o mercado da borracha uma série de eventos com a temática do ESG e pautou o respeito ao meio ambiente como um dos temas do Congresso. Mostrar alternativas de processos produtivos que sejam, ao mesmo tempo, ambientalmente amigáveis e economicamente viáveis é uma das novidades deste ano”, destaca Paulo Garbelotto, Diretor Presidente da ABTB.

Os temas serão apresentados através de 40 trabalhos técnicos, avaliados e aprovados por uma curadoria e uma qualificada comissão técnica, que abrangem temas sobre sustentabilidade, economia circular e indústria 4.0.  Além disso, haverá duas plenárias nos dias 22 e 23, no encerramento da programação, para propor um grande debate de aprofundamento das questões suscitadas nas apresentações. “Nosso objetivo é dividir com os congressistas os projetos, as tecnologias e as práticas que irão forjar o futuro do setor. Novos processos, novos materiais, novas matérias primas e novos produtos serão apresentados com base neste guarda-chuva de ideias para subsidiar a tomada de decisão dos empresários, técnicos, estudantes e professores da cadeia da borracha”, diz.

Para garantir um networking qualificado, promover conhecimentos e encontros de negócios, o Congresso reúne fornecedores de matérias-primas, compostos e equipamentos, além de representantes das indústrias de transformação, indústrias de pneus, fabricantes de artefatos de borracha, universidades e institutos de pesquisa. “Realizamos edições virtuais na pandemia, com bastante interação, mas o networking pessoal e o contato com os integrantes do setor, seguramente elevará o nível da troca de conhecimento e geração de negócios. Estamos ansiosos para rever os colegas, adquirir mais conhecimentos e fazer contatos com os profissionais do mercado da borracha”, finaliza.