Automotivo  25/07/2022 | Por: Redação

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Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ chega ao Brasil

Esportivo é o primeiro modelo 100% elétrico da marca a ser vendido no mercado nacional


A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance. Além de alto desempenho e design único, o grande destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.

“O primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado e é o foco global da nossa marca para os próximos anos” diz Carlos Garcia, CEO & Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Design interior com toque esportivo

O EQS 53 4MATIC+ oferece um ambiente esportivo, graças aos bancos AMG com grafismos individuais e com estofamento dos bancos em couro napa. Outras características sublinham o estilo distinto do interior:

·       Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
·       Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
·       Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de
recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
·       Pedais esportivos AMG
·       Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição "AMG"
·       MBUX Hyperscreen com funções e displays específicos AMG. Trata-se de um sistema multimídia inteligente e intuitivo. Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários. O acesso rápido aos modos de condução AMG DYNAMIC é fornecido pela tecla de entrada direta correspondente no console central.

Motores elétricos específicos AMG para um desempenho superior

No coração do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, o trem de força elétrico com um motor em cada eixo utiliza a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, que transmite de forma ideal a potência de tração ao asfalto em todas as condições. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (mínimo de 30% de carga da bateria). Sua velocidade máxima é limitada a 220 km. Os motores elétricos específicos da AMG nos eixos dianteiro e traseiro são motores sincronizados permanentemente (PSM). A ênfase no desempenho é evidente nos números de potência e torque. Além disso, os motores elétricos da Mercedes-AMG são caracterizados por um equilíbrio ideal entre potência, eficiência e conforto sonoro. Entre outras coisas, isso é garantido por novos rolamentos, correntes mais fortes e nova atuação por meio de inversores com software especialmente desenvolvido, permitindo velocidades de rotação mais altas e, portanto, mais
potência, estabelecendo padrões especialmente em aceleração e velocidade máxima.

Nova geração de baterias com capacidade de 107,8 kWh

O modelo está equipado com uma bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de íons de lítio. Um grande avanço em sustentabilidade foi alcançado na química celular: o teor de cobalto é reduzido a 10%.  O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1. A bateria de alta tensão tem um conteúdo de energia utilizável de 107,8 kWh. Uma característica técnica especial é a fiação específica da AMG, que é adaptada à capacidade de alto desempenho. O sistema de gerenciamento de bateria também é configurado especificamente pela Mercedes-AMG. Nos modos de condução Sport e Sport+ o foco está no desempenho e no modo Comfort a faixa de operação. A nova geração de baterias é caracterizada por uma densidade de energia significativamente maior em comparação com desenvolvimentos anteriores, possuindo também uma capacidade de carregamento maior. Outra novidade é a
possibilidade de instalar atualizações para o sistema de gerenciamento de bateria a distância (OTA).

Tempos de carregamento mais curtos graças ao gerenciamento térmico inteligente

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC). Nesse caso, a energia para até mais 300 quilômetros (WLTP) pode ser "recarregada" após pouco mais de 19 minutos. Graças ao carregador integrado, ele pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC). O gerenciamento térmico eficiente também desempenha um papel na redução dos tempos de carregamento. A faixa de temperatura desejada da bateria é alcançada com a ajuda do circuito de resfriamento e um aquecedor de reforço PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo). O design da bateria visa garantir a temperatura ideal de operação em todas as condições. As extrusões de alumínio da estrutura da bateria têm cavidades definidas através das quais o refrigerante flui. Em resumo, o gerenciamento inteligente de temperatura e carregamento garante que altas correntes de carregamento possam ser mantidas por mais tempo. A bateria também se destaca pela durabilidade. A função ECO Charging contribui significativamente para isso: o controle inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento e, assim, retarda o processo natural de envelhecimento da bateria. A bateria de alta tensão tem garantia válida por dez anos ou até 250.000 quilômetros.