Borracha  24/06/2022 | Por: Redação

Evento

Alto-astral e muitos negócios marcam EXPOBOR e PNEUSHOW 2022

As duas maiores feiras da América Latina de tecnologia, máquinas e artefatos de borracha e da indústria de pneus definem a retomada do setor


As duas maiores feiras de tecnologia, máquinas e artefatos de borracha e da indústria de pneus da América Latina foram realizadas entre os dias 22 a 24 de junho, em São Paulo, e retornaram em formato presencial com euforia incontida, após um hiato de quatro anos. Estandes lotados, sorrisos nos rostos enquanto negócios eram realizados, ou mesmo em networkings, marcaram os três dias de evento, que contou com 145 expositores e milhares de compradores e profissionais do setor, tanto nacionais – mais de 500 cidades brasileiras, quanto estrangeiros – dos cinco continentes.

A EXPOBOR – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha e a PNEUSHOW – Feira Internacional da Indústria de Pneus são, desde 1996, as principais feiras de negócios do setor. Elas abrangem produtos, máquinas, soluções e inovações para a transformação e produção de artefatos de borracha nos mais variados segmentos industriais, como automobilístico, eletrônica, petróleo e gás, siderurgia, calçados, entre outros. 

"Há grande entusiasmo por esse reencontro e isso tem se expressado no sucesso comercial de ambas as feiras, que já estão com praticamente todos os espaços vendidos", afirma Fernando Ruas, Diretor de Negócios da Francal, organizadora dos eventos. "Esperamos que tanto a EXPOBOR quanto a PNEUSHOW sejam um marco na retomada do segmento, depois de um período tão desafiador".

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (Abiarb), o setor contabilizava 1.885 empresas ativas até 2019 e encerrou 2021 com 43.838 empregos diretos, além de uma produção industrial de R$ 9,15 bilhões. Já o setor de reforma de pneus, de acordo com a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e a Associação dos Reformadores de Pneus do Estado de São Paulo (Aresp), contava até 2019 com 1.697 empresas, encerrou 2021 com 16.128 empregos diretos e uma produção industrial de R$ 1,78 bilhão.

Para este ano, entre as novidades programadas para a PNEUSHOW, destacaram-se conteúdos relacionados ao undertruck e à reforma de pneus, de especial interesse para transportadoras. Já para a EXPOBOR, foi instalada uma unidade móvel do Serviço Social da Indústria (SESI) acerca da Indústria 4.0. 

"A cadeia da borracha é parte importante dessa 4ª Revolução Industrial, cuja integração com as novas tecnologias possibilitou coisas até então impensadas", diz Ruas. "Já a reforma de pneus está diretamente ligada à agenda ESG (acrônimo, em inglês, para ambiental, social e governança), pois o aproveitamento de peças e material gera um benefício direto para a sociedade e para o planeta".

Outros eventos de conteúdo, já tradicionais e com ampla aceitação do público, também destacaram-se, como o 19º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, apresentado pela Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB) e a primeira edição do Seminário de Marketing, Vendas & Sustentabilidade, com diversas palestras e projetos especiais com parceiros acadêmicos, expositores e entidades setoriais.

Protocolo de Segurança e Higiene

Vale ressaltar que os visitantes da Expobor e da Pneushow tiveram à disposição um ambiente seguro para fazer negócios, se relacionar e atualizar os conhecimentos. Durante os eventos, foram observadas estritas medidas de segurança sanitária, baseadas em quatro pilares: exigência de vacinação, uso de máscara, distanciamento social e higienização.

Leia mais:

Vipal faz lançamentos exclusivos de máquinas

Reformadoras de pneus focam em automatização e sustentabilidade

Empresas mostram soluções para reduzir custos e ganhar eficiência

Senai-SP ajuda empresas no desafio da transformação digital

Abrerpi mostra programa “Brasil Rodando Limpo”

Arlanxeo leva soluções de borracha de alto desempenho à EXPOBOR 2022

Encontro Nacional da Borracha Natural reúne toda a cadeia produtiva

Evonik participa do Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha

“Moldando o Mundo de Amanhã” é o tema do 9º Congresso da ABTB

Senai-SP apresenta escola móvel de indústria 4.0