Economia  26/02/2024 | Por: Redação

Setor calçadista

Micam Milano gera mais de US$ 31 milhões para exportações de calçados

76 marcas brasileiras marcaram presença na feira italiana, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de fevereiro, em Milão


Encerrando a temporada de vendas das coleções de Inverno, a feira italiana Micam Milano reafirmou sua posição como uma exposição de alcance global. Entre os dias 18 a 21 de fevereiro, em Milão, as 76 marcas brasileiras receberam compradores de mais de 90 países. No total, foram mais de US$ 31,7 milhões em negócios, entre efetivados in loco e alinhavados. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Ao longo dos quatro dias da mostra, foram realizados mais de mil contatos com compradores de todos os continentes. “Os resultados da Micam Milano foram positivos dentro do contexto de uma edição de Inverno. Grande parte das marcas reportaram contato com novos clientes, o que representa a importância do evento não somente para a manutenção, mas também para a prospecção e posicionamento das marcas no mercado internacional”, avalia Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.

Para Leandro Moscardini, gerente de exportação da Opananken (Franca/SP), a feira proporcionou à empresa trabalhar na manutenção dos negócios, além de abrir novos clientes e mercados. “Durante a Micam abrimos os mercados dos Estados Unidos, Cingapura, Romênia, Chile, Panamá e um novo cliente no Japão. Fizemos um trabalho intenso antes da Micam Milano, contatando compradores de países como Índia, Cingapura, Alemanha, Israel, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, e todos eles vieram. Então, a feira foi uma surpresa positiva em termos de novos novos contatos e dentro do esperado na agenda que tínhamos programado”, contou Moscardini. 

Resultados positivos também foram contabilizados na Voices Culture (Farroupilha/RS), empresa que participou pela quarta vez da mostra italiana. De acordo com a gerente de exportação Nathália Schneider, a qualificação dos compradores que visitaram o estande chamou a atenção. “Tivemos boas negociações, conseguimos abrir clientes e mercados que ainda não trabalhamos, bem como ampliamos a nossa distribuição na Europa. Então, mesmo apresentando a coleção de Inverno, foi bem positiva a nossa participação e superou as expectativas”, destacou a gerente da Voices Culture, marca brasileira que iniciou seus negócios no mercado internacional e foi lançada no Brasil durante a BFSHOW, em novembro. 

Em sua primeira participação na Micam Milano, as marcas By Cool, 365 Soft e Solis Brasil saíram com a sensação de dever cumprido. “Estávamos há algum tempo avaliando a participação na Micam Milano por ser uma porta de entrada para Europa. Então nos preparamos para atender o mercado, adaptamos produtos, fizemos amostras com foco nos compradores europeus e tivemos uma aceitação muito boa, especialmente da marca 365 Soft pelo conforto, forro e palmilha de couro”, ressaltou Schirley Sá, gerente de exportação das marcas produzidas em São João Batista (SC). Nos quatro dias da mostra, o grupo iniciou negociações com novos clientes e conseguiu efetivar vendas in loco.