Com o objetivo de reconhecer mulheres que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e impulsionam a formação de novas lideranças femininas, Bruna Mesquita, gerente de sustentabilidade da Michelin América do Sul, foi reconhecida com o Prêmio CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. A executiva foi uma das vencedoras da categoria Mulheres na Liderança por sua atuação à frente de projetos que promovem ESG e DE&I. A cerimônia de premiação aconteceu em primeiro de julho, durante o Congresso Sustentável 2025, em Belém-PA.
"Existe um ditado popular muito bonito que diz: mulheres são como as águas, crescem quando se encontram. E acredito que é exatamente isso que está acontecendo aqui hoje. A premiação do CEBDS é um estímulo, inspiração e colaboração de mulheres que lideram mudanças significativas na sociedade e nas organizações. O reconhecimento desse prêmio vem como resultado de uma combinação da energia de propósito da Bruna e a sua trajetória com o sonho e as ambições da Michelin, que juntos criam algo poderoso em forma de impacto socioambiental " afirma Bruna Mesquita.
Uma das iniciativas destacadas é o projeto "Juntos pela Amazônia", que busca manter a floresta de pé e fortalecer a cadeia extrativa da borracha nativa, gerando renda para comunidades locais. Atuando em área sob pressão de desmatamento, o programa apresenta uma resposta e alternativa de modelo de desenvolvimento sustentável, que gera renda com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além de reconhecer os saberes tradicionais de comunidades extrativistas.
Bruna Mesquita é a liderança da Michelin no programa, impulsionando atividades, conectando parceiros e engajando todo o ecossistema dentro e fora da empresa, além de fazer conexão com a matriz, na França, dando visibilidade internacional à iniciativa. De 2021 a 2024, 105 mil hectares de floresta foram protegidos diretamente e mais de 269 mil hectares indiretamente. A safra de borracha natural gerou quase R$ 5 milhões em renda acumulada para cerca de 600 famílias.
O programa conta ainda com outros atores, como WWF-Brasil, Memorial Chico Mendes, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).
Nesse contexto, a gerente de sustentabilidade da Michelin também liderou o projeto Eventos de Mobilidade Sustentável, que disseminou em 16 cidades do Brasil a cultura ESG para clientes e equipes de vendas, contextualizando a tripla crise planetária (mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição). O objetivo interno é um chamado para ação de uma nova economia justa e de baixo carbono.
Como integrante do comitê LGBTQIAPN+ da Rede de Diversidade, Equidade e Inclusão da Michelin, Bruna Mesquita representa uma presença inspiradora como mulher, jovem e LGBT. Suas contribuições passam pela influência na revisão do aspecto inclusivo do pacote de benefícios da empresa; promoção de e-learning sobre cultura de gênero e lives de conscientização sobre temas de diversidade.