O novo Pirelli P Zero venceu um teste comparativo de pneus realizado pela revista britânica Auto Express, no qual nove pneus de verão, adquiridos de forma independente e de diferentes fabricantes, foram colocados à prova. O novo Pirelli P Zero conquistou o primeiro lugar graças às suas características de dirigibilidade tanto em piso seco quanto molhado, realçando a performance e a segurança destacados durante o lançamento deste pneu. Outros parâmetros avaliados incluíram ruído, eficiência e custo. Para a quinta geração do P Zero, essa vitória representa mais um reconhecimento importante após o êxito em outro teste comparativo promovido pela especialista do setor Tyre Reviews, publicado em abril.
Como foi o teste
No piso molhado, aspecto ao qual a revista deu atenção especial, o novo P Zero se destacou por sua eficiência e segurança, conquistando o melhor resultado em aderência e recebendo também excelentes notas em frenagem e resistência à aquaplanagem. O pneu ainda apresentou performance excelente no piso seco, com resultados de destaque tanto em dirigibilidade quanto em frenagem. Por fim, nos testes de conforto acústico, que mediram a percepção de ruído por motoristas e passageiros em superfícies ásperas e lisas, o novo P Zero registrou níveis muito baixos de ruído de rolamento. A revista escreveu: "O mais recente P Zero da Pirelli obteve três primeiros lugares, mais do que qualquer outro pneu, mas o que realmente o fez sobressair foi o fato de que duas dessas notas máximas foram em dirigibilidade no seco e no molhado, reforçando sua maestria em todas as condições."
Esse resultado foi possível graças a métodos inovadores de desenvolvimento: o salto de qualidade desta nova geração também se deve ao uso de sistemas de inteligência artificial e algoritmos proprietários criados pela Pirelli, que ajudaram a equipe de P&D a identificar soluções de ponta e alcançar um nível inédito de compreensão da dinâmica dos pneus. Testes realizados em protótipos virtuais foram outra parte essencial do processo, permitindo melhores resultados em menos tempo e reduzindo a quantidade de protótipos físicos necessários.