Máquinas  25/08/2025 | Por: Redação

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Cummins 6.7L Turbo Diesel equipa nova geração da Ram Heavy Duty

Com 430 hp e 1.458 Nm de torque, motor é referência em força, eficiência e tecnologia no segmento de picapes fullsize


A Cummins entrega sua mais recente inovação ao equipar no Brasil as novas picapes da linha Heavy Duty, as Ram 2500 e 3500, equipadas com o motor 6.7L Turbo Diesel. Com 430 hp de potência e 1.458 Nm (149 kgfm) de torque, o motor estabelece um novo padrão para picapes de grande porte, combinando desempenho, eficiência e inovação. O ganho em relação à geração anterior é digno da tradição de força da Ram: são +59 hp de potência e +32 kgfm de torque, o que se traduz em aceleração superior, maior capacidade de reboque e dirigibilidade ainda mais robusta em quaisquer condições de operação.

“Trata-se de um projeto moderno, desenvolvido para entregar aceleração superior, capacidade de reboque acima de nove toneladas e desempenho excepcional em cenários exigentes — como a condução com carga pesada ou em rampas acentuadas, onde o tempo de aceleração pode ser até 2,5 segundos mais rápido em comparação à geração anterior”, afirma Antonio Almeida, diretor de Vendas On-highway da Cummins Brasil.

Fruto de mais de 35 anos de parceria entre Cummins e Ram, o novo motor 6.7L é produzido em Columbus, Indiana (EUA), e representa uma evolução significativa da tradicional plataforma Turbo Diesel, reconhecida globalmente por sua durabilidade e confiabilidade.

Os principais avanços técnicos da nova geração:

*Novo bloco do motor – Redesenhado com foco em eficiência térmica e durabilidade, o novo bloco adota um padrão de arrefecimento aprimorado e materiais mais avançados para garantir maior robustez ao conjunto.

*Coletor de admissão de alto desempenho – A nova geometria do coletor foi otimizada para melhorar a distribuição de ar nos cilindros, favorecendo a combustão e contribuindo para ganhos em potência e economia de combustível.

*Sistema de injeção de combustível de alta pressão – A nova bomba de alta pressão atua com injetores de alimentação superior (top feed), agora acessíveis pela parte superior do motor, o que facilita o serviço técnico e melhora a resposta e a precisão da injeção.

*Turbocompressor de geometria variável de nova geração – Mais responsivo e inteligente, o novo turbo adapta sua atuação às condições reais de uso do motor, entregando torque sob demanda com mais agilidade e eficiência.

*Velas aquecedoras integradas ao cabeçote – Ideal para regiões mais frias, o novo sistema reduz o tempo de espera para partida a frio para menos de 3 segundos, melhorando o conforto e a confiabilidade no dia a dia.

*Facilidade de manutenção – Filtros de óleo e de combustível foram reposicionados para a parte superior do motor, simplificando o acesso e reduzindo a complexidade das manutenções periódicas.

*Atualizações remotas via OTA (Over-the-Air) – A nova arquitetura eletrônica permite que o software do motor seja atualizado remotamente, sem necessidade de visita à concessionária. Isso garante operação com os parâmetros mais recentes de desempenho e emissões, além de ampliar a disponibilidade dos veículos.

*Essas melhorias foram pensadas para elevar a performance e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência de uso — com melhor dirigibilidade, manutenção otimizada, menor nível de ruído e condução mais confortável. A Cummins também aprimorou a eficiência energética e os sistemas de controle de emissões, adotando soluções avançadas de pós-tratamento.