A equipe Brunel Solar dos Países Baixos conquistou a edição 2025 da Bridgestone World Solar Challenge (BWSC), maior desafio de mobilidade sustentável do planeta. O carro Nuna 13 percorreu os 3.021 km entre Darwin e Adelaide em 34 horas, 54 minutos e 21 segundos, com velocidade média de 86,6 km/h. O pódio foi completado por outra equipe dos Países-Baixos, a Twente Solar, em segundo lugar, e pela belga Innoptus Solar, em terceiro.
A edição 2025, realizada entre 24 e 31 de agosto, reuniu 38 equipes de 17 países e teve como patrocinadora máster a Bridgestone, que forneceu pneus com tecnologia ENLITEN™ para 33 equipes. Pela primeira vez, esses pneus incorporaram negro de fumo recuperado (em parceria com a ENEOS Corporation), aço reciclado produzido a partir de pneus inservíveis, processado pela Sanyo Special Steel e Nippon Steel, além do Twaron Next®, material de aramida circular desenvolvido pela Teijin Aramid. No total, mais de 65% da composição dos pneus foi feita com materiais reciclados e renováveis.
Competição acirrada e destaques
A equipe Brunel Solar foi a vencedora na categoria Classe Challenger, dedicada à velocidade. Na outra, a Classe Cruiser, que avalia eficiência e praticidade, a disputa também foi acirrada, com destaque para a equipe VTC Solar Car, de Hong Kong, que ficou em primeiro, seguida pela Solaride, da Estônia, e pela italiana Onda Solare.
Durante a cerimônia de encerramento, realizada em Adelaide, além dos troféus para os primeiros colocados e pódio, foram entregues prêmios especiais, como o Bridgestone E8 Commitment Award, concedido à equipe Iron Lions Solar Car Team; o Prêmio de Inovação Técnica CSIRO, recebido pela Onda Solare; e o reconhecimento Spirit of the Event, entregue à equipe de inspeção mecânica e ao NT MVR – Scott Smith.
Pneus como laboratório móvel
A Bridgestone utilizou o evento como um verdadeiro "laboratório móvel" para testar e evoluir sua tecnologia sustentável. Graças à tecnologia ENLITEN, os pneus foram desenvolvidos com foco em baixa resistência ao rolamento, leveza e maior durabilidade, o que permitiu reduzir de 24 para 16 o número de pneus fornecidos por equipe.
O transporte dos pneus também teve baixa emissão de carbono, graças à parceria com a DHL e o uso de combustíveis marítimos sustentáveis, com redução de até 85% nas emissões de CO₂ em todo o ciclo de vida.
Após o evento, pneus inservíveis foram reciclados em parceria com a australiana RubberGem, que vai transformá-los em revestimentos de borracha de alta qualidade para uso em fazendas no mundo todo.
O patrocínio ao BWSC integra o programa global E8 Commitment, que direciona todas as ações da Bridgestone em prol de uma sociedade mais sustentável, com base nos pilares Energia, Ecologia e Emoção