Neste final de semana Interlagos foi palco de uma das principais competições de resistência de automóveis, o WEC-World Endurance Championship, e a etapa brasileira não decepcionou, sendo palco de emoções e ultrapassagens até a última volta. Tudo isso foi possível graças à performance dos pneus Goodyear que equiparam os bólidos da categoria.
Mike Mcgregor, diretor da área na Goodyear, acompanha as equipes pelo mundo e afirma que a prova brasileira é apaixonante e o público cativante, o que garante o sucesso da competição e sua confirmação para os próximos anos.
A Goodyear lançou nesta etapa um novo composto de borracha em seus pneus que serão usados nas próximas etapas, garantindo melhor performance, um desafio constante neste competição.
O diretor afirma qua a preocupação além do desempenho nas pistas é o uso de materiais renováveis e a transferência da tecnologia adquirida nas pistas para o uso nas ruas e estradas para o cidadão comum. Se depender desta corrida a missão está sendo cumprida!
Desenvolvimento incansável no desempenho dos pneus LMGT3
O novo pneu se baseia no sucesso do pneu Eagle Medium LMGT3 da Goodyear, usado em todas as corridas desde o lançamento da categoria há 18 meses. A durabilidade e a longevidade deste pneu ficaram evidentes nas 24 Horas de Le Mans, no mês passado, onde as equipes completaram até quatro períodos (equivalentes a 40 voltas, ou quase 550 km) com um único conjunto de pneus, como explica Mike McGregor, Diretor de Corridas de Resistência da Goodyear na região EMEA:
“As equipes estão muito confiantes com o pneu Eagle Medium depois de trabalhar com ele por uma temporada e meia até agora. Em Le Mans, ouvimos de muitas equipes que o pneu poderia ter durado mais de quatro períodos, ou stints, mas, em vez disso, eles foram trocados ‘mais cedo’ devido às trocas de pilotos e aos limites de tempo de pilotagem. As equipes usaram o pneu por quatro períodos, mesmo no dia do teste, quando normalmente esperaríamos que usassem um pneu por dois ou talvez três períodos, pois a pista não está ‘emborrachada’ até o final da semana de corrida. Essa durabilidade impressionante é uma prova do excelente trabalho de nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, que desenvolveram um pneu que é resistente e versátil para os pilotos amadores da categoria, sem comprometer o ritmo exigido pelos profissionais.”
“Apesar deste sucesso, queríamos aprimorar nosso desempenho – é por isso que trabalhamos arduamente no desenvolvimento do novo pneu Eagle Hard. Embora seu nome indique um composto mais forte do que o Eagle Medium, não o projetamos pensando em maior longevidade, mas sim em aproveitar o ritmo consistente do Eagle Medium ao longo de vários períodos, ou stints. Os pilotos deverão estabelecer tempos de volta mais rápidos já no segundo período, pois este pneu mantém seu desempenho em um nível mais consistente ao longo de sua vida útil”, complementa McGregor.
Com curvas fechadas, zonas de frenagem intensa e mudanças frequentes de elevação, o circuito de Interlagos, em São Paulo, é o local perfeito para a estreia do novo pneu. Desde o ano passado, a pista foi recapeada duas vezes, o que aumentou ainda mais a emoção à medida que as equipes se inteiram das mudanças.
Depois de São Paulo, a Goodyear planeja levar o pneu Eagle Hard para as etapas do WEC no Circuito das Américas (7 de setembro) e no Bahrein (8 de novembro), retornando ao Eagle Medium em Fuji (28 de setembro). As equipes da LMGT3 na European Le Mans Series continuarão correndo com o Eagle Medium pelo resto da temporada.
45 anos do Eagle
Este ano, a Goodyear comemora o 45º aniversário de sua icônica linha de pneus Eagle, que conecta a herança automobilística da marca com seus pneus de alto desempenho para carros de passeio.
Além disso, com a recente introdução do Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 nos mercados latino-americanos, os fãs agora podem experimentar o mesmo DNA Eagle em seus próprios carros.
Presente no Brasil há mais de 100 anos, a Goodyear mantém um compromisso contínuo com a excelência, inovação e segurança – dentro e fora das pistas. A participação da marca no WEC no Brasil reforça essa dedicação, colocando à prova tecnologias avançadas em um ambiente de competição extrema. Assim como nas pistas de Interlagos, os consumidores brasileiros também contam com pneus desenvolvidos com foco em desempenho, durabilidade e confiança no dia a dia, refletindo o DNA da Goodyear de colocar o cliente no centro de tudo que faz.
A forte presença da Goodyear no automobilismo reafirma os valores que movem a marca: confiança, desafio e superação. Ao investir em esportes de alta performance, como o WEC, a Goodyear se conecta com a paixão dos brasileiros pela velocidade e mostra, na prática, seu compromisso com o avanço tecnológico. A mesma tecnologia que enfrenta os desafios das pistas inspira o desenvolvimento dos pneus disponíveis para os consumidores brasileiros, unindo tradição, performance e inovação.