Automotivo  21/07/2025 | Por: Redação

Eletrificação

Eletrocar Show 2025 leva Brasil ao centro da eletromobilidade mundial

Feira estreou com 160 marcas nacionais e internacionais, incluindo montadoras, fabricantes de componentes e empresas de recarga


A primeira edição da Eletrocar Show 2025, realizada entre os dias 23 e 26 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo, marcou um importante avanço para o setor de eletromobilidade no Brasil. Promovida pelo Grupo Eletrolar, a feira estreou com 160 marcas nacionais e internacionais, incluindo montadoras, fabricantes de componentes e empresas de infraestrutura de recarga.

Ao longo dos quatro dias de evento, foram realizados mais de mil test-drives e test-rides em carros, motos e bicicletas elétricas, atraindo um público altamente qualificado, formado por gestores de frotas, representantes da logística, integradores, investidores e varejistas especializados. A forte adesão confirma o crescente interesse pelas soluções sustentáveis e a vocação do Brasil como mercado estratégico para o setor.

“A primeira edição da Eletrocar Show, sem dúvidas, superou as expectativas e cumpriu sua missão de ser um hub de negócios e inovações. O evento nasce como um ponto de encontro para quem está moldando o futuro da mobilidade no Brasil e iremos trabalhar com muito empenho para, no ano que vem, entregar uma edição ainda melhor”, afirma Juan Pablo De Vera, presidente da Eletrocar Show.

Os números da cadeia de eletromobilidade no país reforçam esse cenário positivo. O Brasil movimenta cerca de R$ 594,3 bilhões em faturamento anual, com destaque para os segmentos de infraestrutura (R$ 445,9 bilhões) e componentes (R$ 85,4 bilhões), segundo o primeiro Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade, produzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os dados evidenciam o potencial nacional para liderar o movimento global da eletromobilidade, impulsionando tecnologia, emprego e desenvolvimento sustentável.

“A Eletrocar Show impulsionou ainda mais a transformação do mercado automotivo tradicional rumo à mobilidade elétrica. Reunimos marcas, soluções e lideranças que estão na linha de frente dessa transição. O Brasil tem potencial não apenas para consumir tecnologia limpa, mas para liderar esse movimento com uma matriz energética privilegiada e empreendedores inovadores. Temos todas as condições para avançar rumo a uma mobilidade carbono zero, com inovação, responsabilidade ambiental e protagonismo", afirma Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar.

E complementa, “o setor automotivo é um dos que mais rapidamente se ajustam à agenda carbono zero. Diferente dos veículos a combustão, os carros elétricos não apenas eliminam as emissões diretas do escapamento, como também oferecem uma alternativa mais tecnológica, silenciosa, eficiente e ecológica, alinhada aos compromissos ambientais globais. E o Brasil está pronto para liderar esse novo ciclo, com base em uma matriz de energia limpa, ampla capacidade industrial e um ecossistema em expansão”, finaliza Clur.

A Eletrocar Show foi realizada paralelamente à tradicional Eletrolar Show All Connected. Ocupando quatro pavilhões do Distrito Anhembi, com 60 mil m² de área, o evento atraiu mais de 40 mil visitantes e movimentou mais de R$ 2 bilhões em negócios entre indústria e varejo.

Marcas que estão moldando o futuro da eletromobilidade no Brasil

Entre os destaques da Eletrocar, estiveram a estreia da Farizon, marca de veículos comerciais 100% elétricos do grupo Geely e representada no País pelo Grupo Timber, que escolheu o evento como ponto de partida para sua entrada no mercado brasileiro, e a Lecar, startup nacional que apresentou seu modelo Lecar 459. “A feira representou a confirmação de que o Brasil é capaz de criar tecnologia de ponta com alma nacional”, afirma Flavio Figueiredo Assis, fundador da Lecar.

Além das montadoras, participaram empresas de infraestrutura, segurança, eficiência energética e recarga, como WEG, On-Charge, Zeta Uno, Riseon, Teison, Autarcia, Celink, Karstsolar e DB5, reforçando o potencial do país no avanço da eletromobilidade.

Com o sucesso da edição inaugural, a Eletrocar Show já projeta crescimento para 2026, com foco em ampliar a área de exposição e consolidar-se como o principal ponto de encontro do setor na América Latina.

Resultados alcançados e expectativas para a edição de 2026

Com os resultados expressivos da estreia, a Eletrocar Show já se posiciona como uma das principais vitrines do setor na América Latina e retorna em 2026 ainda mais robusta, com foco em ampliar conexões estratégicas e acelerar a transição para uma mobilidade mais limpa, eficiente e nacional.

“Para o próximo ano, nosso objetivo é ampliar essa presença consolidando nossa feira como uma plataforma de negócios ainda mais estratégica para montadoras, fornecedores e integradores do setor. Queremos fortalecer o papel da Eletrocar Show como o principal ponto de encontro da eletromobilidade no Brasil, promovendo conexões qualificadas, gerando novas oportunidades e impulsionando o desenvolvimento desse mercado em crescimento constante”, finaliza Juan Pablo.