Automotivo  22/12/2025 | Por: Redação

Mercado automotivo

Análise de vendas de veículos da 1ª quinzena de dezembro

De acordo com estudo da Bright Consulting, fechamento de 2025 deve ficar perto de 2,54 milhões de automóveis e comerciais leves


O Brasil emplacou 127,1 mil leves na 1ª quinzena de dezembro/25, alta de +20,1% vs. 1ª quinzena de novembro/25 (105,8 mil) e +9,6% vs. 1ª quinzena de dezembro/24 (115,9 mil). No acumulado de 2025, o mercado soma 2,40 milhões, +2,1% acima de 2024 (2,35 milhões) — dezembro recupera parte da perda ocorrida em novembro e ajusta o ritmo para o fechamento do ano em 2,54 milhões.

Foram 11 dias úteis na quinzena (vs. 10 em novembro/25 e 10 em dezembro/24). A média diária ficou em ~11,6 mil/dia, acima de novembro (~10,6 mil/dia; +9,2%) mas praticamente no mesmo nível de dezembro/24 (~11,6 mil/dia; -0,3%). Traduzindo: o “ganho” a/a de volume aparece muito mais por calendário/efeito sazonal do que por aceleração real de demanda.
Canais: varejo volta a liderar a alta da quinzena; direta perde peso mas segue estruturalmente alta no ano.

A venda direta ficou em 48,0% na quinzena (nov/25: 52,1%; dez/24: 46,2%). Em volume:
•    Showroom (varejo): 66.129
•    Venda direta: 60.929 

Comparações (quinzena):
•    Showroom: +30,4% vs. nov/25 e +6,0% vs. dez/24 (mas -1,7% no YTD vs. 2024). 
•    Venda direta: +10,7% vs. nov/25 e +13,8% vs. dez/24 (+6,8% no YTD vs. 2024). 

Leitura realista: dezembro “reacende” o varejo na margem, mas o ano segue dependente de direta — no acumulado, a direta está em 47,2% (2024: 45,1%), um patamar alto que indica que uma parcela grande do mercado continua vindo de frotas/locação/corporativo, enquanto o varejo não cresce no ano.

Montadoras: BYD avança forte; Toyota “reaparece”; GM, Fiat e Renault cedem share

Principais variações de participação vs. 1ª quinzena de novembro:

Ganhos:
•    BYD: +1,9 p.p. (3,6% → 5,5%)
•    Toyota: +1,0 p.p. (3,6% → 4,6%)
•    Nissan: +0,5 p.p. (2,2% → 2,7%)
Perdas:
•    GM: -1,3 p.p. (13,2% → 11,9%)
•    Fiat: -0,9 p.p. (20,7% → 19,8%)
•    Renault: -0,9 p.p. (5,6% → 4,7%)

Top 5 (dezembro/quinzena):  

       FIAT – 25.117 (19,8%)
       VW – 21.195 (16,7%)
       GM – 15.067 (11,9%)
       HYUNDAI – 11.760 (9,3%)
       BYD – 7.046 (5,6%)

Fiat segue líder, mas com perda; GM recua e BYD entra pela primeira vez no TOP 5, sinalizando que a disputa por volume marginal está cada vez mais sensível a disponibilidade/campanha e mix (especialmente eletrificados).

Modelos: Strada mantém a ponta; VW ocupa o “miolo” com força; compactos e SUVs seguem dominando   

MARCA    MODELO    EMPLACADOS    %
FIAT    STRADA    6794    5,35%
VW    T CROSS    5125    4,03%
VW    TERA    5110    4,02%
FIAT    ARGO    5038    3,97%
HYUNDAI    HB20    4965    3,91%
HYUNDAI    CRETA    4890    3,85%
GM    ONIX    4140    3,26%
GM    ONIX PLUS    3816    3,00%
VW    POLO TRACK    3573    2,81%
FIAT    TORO    3106    2,44%
RENAULT    KWID    3061    2,41%
FIAT    MOBI    3014    2,37%
NISSAN    KICKS    3010    2,37%
GM    TRACKER    2983    2,35%
JEEP    COMPASS    2912    2,29%

Strada segue isolada (apelo trabalho/uso misto e presença em direta). A VW aparece muito forte com T-Cross e Tera praticamente empatados, enquanto o restante do ranking confirma um mercado ainda muito concentrado em produtos de entrada/financiáveis (hatches compactos) e SUVs de grande giro.

Geografia: MG e SP concentram quase metade; top 5 estados passam de 2/3 do mercado
•    MG: 31.300 (24,6%)
•    SP: 28.535 (22,5%)
•    PR: 12.761 (10,0%)
•    RS: 6.174 (4,9%)
•    SC: 5.850 (4,6%)
MG+SP somam 47,1% da quinzena — concentração alta, consistente com um mercado em que operações de frota/locação e grandes praças seguem puxando o volume (mais do que uma expansão pulverizada do varejo).