A Michelin acelera seu crescimento com as aquisições do Cooley Group e da Tex Tech Industries, ambos líderes de mercado em tecidos revestidos e têxteis especiais. Um aumento de aproximadamente 20% na receita do portfólio de negócios de Soluções em Compósitos Poliméricos, que em breve se tornará um segmento específico de reporte na comunicação financeira do Grupo. Transações integralmente financiadas em caixa, com a solidez financeira preservada; conclusões previstas ao longo do primeiro semestre de 2026.
Em linha com sua estratégia “Michelin em Movimento 2030”, o Grupo está alavancando seu know-how e sua expertise para expandir para novos mercados de alto valor agregado. Nos últimos dois meses, a Michelin firmou acordos para adquirir o Cooley Group, especialista em tecidos industriais revestidos, e a Tex Tech Industries, referência no design e na fabricação de têxteis e tecidos especiais. Essas duas empresas apresentam forte alinhamento estratégico com o Grupo, pois compartilham o mesmo compromisso com a inovação e produtos de alta qualidade, além de atuarem em geografias complementares.
Celebrando seu 100º aniversário em 2026 e com sede em Rhode Island, EUA, a Cooley é reconhecida globalmente por sua expertise em tecidos revestidos com polímeros de alto desempenho. A empresa é verticalmente integrada, com capacidades em tecelagem, malharia e extrusão de polímeros. O Cooley Group projeta e fabrica soluções poliméricas inovadoras e sustentáveis para uma ampla gama de aplicações, incluindo dispositivos médicos, impermeabilização, contenção de água e produtos químicos, além de outras soluções ambientais customizadas e críticas para a missão.
Fundada em 1904, no estado do Maine, EUA, a Tex Tech Industries é uma referência no design e na fabricação de têxteis e tecidos especiais para diversos setores e aplicações de nicho. A empresa desenvolveu soluções para algumas das aplicações mais exigentes, incluindo Sistemas de Proteção Térmica (TPS) para veículos espaciais, materiais aeronáuticos resistentes à queima para fuselagens, têxteis de bloqueio de fogo para assentos de aeronaves e tecidos customizados para aplicações em compósitos.
A Michelin já é líder em tecidos revestidos na Europa, com marcas como a Orca. Essas duas aquisições acelerariam de forma significativa sua expansão para novos mercados e regiões e aumentariam a receita de Soluções em Compósitos Poliméricos da Michelin em cerca de 20% (aproximadamente US$ 280 milhões).
Espera-se que ambas as transações sejam concluídas durante o primeiro semestre de 2026, sujeitas aos ajustes habituais de fechamento e às aprovações de controle de concentração nas jurisdições relevantes. As aquisições serão pagas integralmente em caixa, por valores que não foram divulgados até o momento.
À medida que as Soluções em Compósitos Poliméricos atingem uma dimensão relevante dentro dos negócios da Michelin, o Grupo planeja criar um segmento específico de reporte a partir de 2026.